sábado, janeiro 9

Extraordinário

     Sociedade, eu voltei, agora pra ficar, E COM 5 POSTS POR SEMANA MOSTREM ALEGRIA
Bom, hoje  provavelmente não teremos conversando sobre livros, teremos uma mega resenha mesmo, porque eu li esse livro em novembro e ainda não tenho o que conversar sobre ele, ele é apenas incrivelmente maravilhoso e certamente, independente do seu "estilo literário", você precisa, na verdade VOCÊ PRECISA ler EXTRAORDINÁRIO


Extraordinário conta a historia de August Pulman, o nosso Auggie

Livro: Extraordinário
Autor: R.J. Palácio
Páginas: 320
Editora: Intrínseca




Auggie é uma criança de 10 anos com aspirações, sonhos e planos de uma criança de dez anos, a única diferença é que o Auggie não é uma criança normal - COMO ELE MESMO DIZ - ele é uma criança especial, uma criança incrível.

August Pulman tem uma doença - extremamente rara - e isso fez com que o nosso protagonista nascesse "sem rosto", atualmente, ele tem uma face, olhos, dentes, queixo, nariz, boca... Mas nem sempre foi assim. Essa é talvez seja a parte mais dolorosa do livro, quando a Via  - irmã de Auggie descreve o rosto dele, a verdade, é que nós """adultos""" correriamos ao ver a face dele; 

Auggie estudava em casa, mas neste ano a mãe decidiu que ele deveria ir conhecer o mundo, fazer novos amigos - já que o único que tinha, mudara-se. A princípio ele não queria ir - nem com reza brava - mas cedeu. Antes do inicio das aulas ele foi chamado para conhecer a escola e alguns alunos, que já estudavam lá, mas, ele sabia que era apenas para mostrar seu rosto para alguns alunos antes das aulas e tirar a surpresa de algumas pessoas, já que existia uma quantidade de reações possíveis que o nosso protagonista já conhecia AOS 10 ANOS :
  • Dor
  • Medo 
  • Nojo
  • Vergonha
  • Constrangimento
Pessoas olhavam pra ele como se fosse contagioso e matasse lentamente.

Depois dessa visita Auggie voltou a escola no início do ano letivo e por mais que nós quiséssemos chorar por diversas vezes na leitura, ele estava preparado para enfrentar o olhar dos professores e o fato de ninguém em aula alguma querer se sentar ao seu lado e teve de lidar com a rejeição de todos, inclusive dos alunos que conhecera antes.

E essa, basicamente, é a história, uma criança doente que passou por milhares de processos cirúrgicos interventivos, sem amigos, filho mais novo e fã de star wars.

O livro é maioritariamente narrado por Auggie, mas, temos algumas participações de outros narradores como Via, Julian, Melissa e Summer.

Vamos detalhar esses personagens pra vocês se acharem:

- A Via é pra mim, depois de Auggie, a pessoa mais incrível deste mundo. Ela é uma adolescente com conflitos de adolescente, recém saída do ensino fundamental e atualmente, sem amigas, pois suas amigas do fundamental se afastaram dela e ela nem sabia o porque. A única diferença dela pras outras adolescentes, é que as outras tem pais e ela não, ela é filha dos pais do Auggie, o tempo dela é o que sobra dele, o amor por ela é o que sobra do amor dedicado a ele e assim vai... conhecer as dores e a vida dessa menina me mostrou o quão altruísta uma pessoa pode ser, me fez compreender que querer uma vida diferente não é pecado e ser o xodo da vovó, também não.

- Conhecer Summer foi maravilhoso, as pessoas falam sempre dos olhos de uma criança, da pureza de uma criança, mas,  também falam que as crianças cometem bullying, francamente é confuso, daí dentre tantas crianças malvadas e ruins MESMO porque queriam, não por inocencia, Summer vem mostrar que não é nada demais, Auggie é apenas diferente, como todo mundo, ela senta com ele na primeira semana de aula e nunca mais desgruda. Ela é a tipica criança pura, que diria: "Auggie você é horroroso, mas, isso não muda o meu amor por você". 

- Jack é o mais incrível personagem, típicamente dividido entre o amigo novo e a galera antiga que não aceita diferença.  Eu amo o Jack, do jeito que ele é, por tudo, por como ele amou o Auggie e o aceitou e ainda mais por tudo o que aconteceu depois, afinal, niguém muda da noite pro dia.

Tem outros narradores pelos quais eu não cultivei tanto amor, ou são spoilers então vou deixar pra lá <3


Sobre o Auggie eu deixo aqui um sileêcio, se você já leu fala pra mim o que achou das mudanças, de como ela sabia do que acontecia, do comportamento dele quando soube da peça para a qual não fora convidado e tudo mais, se você não leu, saiba que não existe palavra melhor para definir este ser humamo do que EXTRAORDINÁRIO, estou entrando com uma petição no avaaz pra mudar o significado da palavra "extraordinário" para August Pulman. hahahahaha

Foram lançados alguns extras desta obra maravilhosa, contados pelos amigos do Auggie e do maior "bullie" também e de um dos professores, alguém ja leu? Me conte! Mega Beijo Sociedade <3




8 comentários:

  1. Eu dou nota mil pra esse livro. Amo amo amo!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é simplesmente perfeito, acho que não existe um ser humano na Terra que não goste dessa história.

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Esse é um dos melhores livros que já li,nunca vi ninguém falando mal dele, a lição que ele passa é linda,a leitura é cativante,me emocionei diversas vezes enquanto lia esse livro.

    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Tayana, é tanto borburinho por esse livro que sinto que preciso lê-lo, mas ainda não tive a oportunidade.
    Ele parece mexer com a gente e eu gosto disso.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. Ei, tudo bem?
    Esse livro é maravilhoso. A autora conseguiu de forma sutil falar de um assunto muito sério. A escrita é fluída e os personagens apaixonante. É impossível não se encantar com a determinação de Auggie.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  6. Eu achei o enredo encantador e sensível, fiquei comovida quando assisti o Book trailer, e mal vejo a hora de ler essa obra, acho que só eu não fiz isso ainda, rsrs.
    Gostei que a editora está lançando os extras também. <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    já vi esse livro e li matérias sobre ele, parece ser de fato encantador e comovente, pretendo adquirir e ler ainda esse ano. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  8. Sabe que eu ainda não consegui ler esse livro? Mas morro de curiosidade e ela aumenta quando leio resenhas como a sua. Adorei o que você falou sobee o livro e estou me perguntando qual o motivo de ainda não ter tirado ele da estante.
    Espero ler logo e me encantar tanto quanto você :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir