segunda-feira, março 21

Conversando Sobre Livros: Proibido

Olá Sociedade maravilhosa



Eu não consigo apresentar essa história sem spoiler, então vou colocar a sinopse aqui pra evitar:
Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.
Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
Eles são irmão e irmã.
Ano: 2014
Páginas: 304
Autora: Tabitha Suzuma
Editora: Valentina
 

Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.


Pronto, acho que esse é o conversando sobre livros, mais íntimo que teremos, então abram o coração ♥


Proibido me apresentou uma realidade até então, inimaginável. Eu venho de uma "família tradicional", sou cis genera, heterossexual, filha maravilhosa, nenhuma infração, nenhum porre, 23 anos 2 faculdades, 3 namorados ao longo da vida e... Cristã.

Proibido me iludiu, me deu esperança, me fez refletir, me implorou por empatia e compreensão e teve tudo de mim. Maya e Lonchan tiveram meu coração nas mãos, e no fim das contas, a base familiar deles - pai e mãe-, esmagaram o coração, que entreguei a Maya e Lonchan fizeram comigo o que fizeram com eles a vida inteira. Me magoaram, me desampararam, tiraram o que poderia de ter de bom em mim e criaram um personagem patético daquilo que eu fui um dia.

Quando eu peguei esse livro pra ler eu fui desafiando Satanás e sua afronta ao meu cristianismo e a minha sanidade, já que incesto não é apenas pecado ou crime, mesmo se você não é criacionista você sabe que o incesto é absolutamente PROIBIDO, isso é, se você se embasou para tal coisa com as teorias concernentes à evolução, deixo pra vocês o melhor livro no contexto científico sobre a família que eu já li na vida, "A origem da família, da propriedade privada e do Estado", li esse livro pro meu Tcc porque precisei falar sobre família e a constituição familiar foi o que mais me impressionou, afinal, a cada geração, as relações eram limitadas, e a única vez em que irmãos poderiam procriar era dentro de um núcleo familiar onde só existissem eles dois, sem primos, tios, ou qualquer outro parente, logo, entendemos que Maya e Lonchan não teriam motivos pra acreditar neste mundo globalizado, que tinham razões ou porquês para se envolverem romanticamente.
E eu acreditava nisso tudo, até ler o livro.

Obviamente que eu não posso dizer aqui o que acontece para que eu suportasse a relação deles sem vomitar, porque seria spoiler, óbvio que eu não posso dar spoilers sobre como era inevitável que eles se envolvessem dessa forma, não dá pra descrever como era latente que existia um amor utópico ali o tempo todo, claro que era algo que qualquer psicólogo resolveria em três meses ou menos, mas, eles não tinham psicólogos, na verdade, eles não tinham ninguém, não, não, na verdade verdadeira eles tinham sim, eles tinham três irmãos pra criar. E é muito difícil dizer pro homem e pra mulher da casa que eles não podem ser um casal quando o homem da casa não consegue falar com ninguém que não seja da família, desde que o pai foi embora. E quando a mulher da casa, idolatra tanto o homem da casa desde sempre por ele ter assumido as rédeas da família, que se sente na obrigação de não se envolver com ninguém, afinal, ela era a única pessoa no mundo com quem ele conversava sobre os medos, anseios, inseguranças, e se tinha algo que ela lembrava bem, era que ela era a única menina da idade dele com quem ele tinha contato, e sendo assim, inconscientemente, as vezes ela até se perdia de que eles eram irmãos e não apenas o homem e a mulher da casa.

No final do livro você odeia a mãe deles num grau que não consegue descrever em palavras, apenas em lágrimas. E não chorava de desespero lendo um livro há anos. Chorei de dor em garotas de vidro, chorei de tristeza em A culpa é das estrelas e chorei de amor em Deuteronômio, mas, eu nem me lembro se algum dia na vida eu chorei de desespero em algum livro.

Não, não sou a pessoa machista que acha que a mãe é 100% culpada de tudo o que acontece na vida deles, afinal, eles tinham um pai também, que sumiu no mundo, e mãe reagiu de de uma forma inesperada depois de ser abandonada, mas, a ela consegue ser no mínimo inacreditável ao longo do livro e absolutamente desprezível no final.



 
Leia proibido, ou melhor, não leia, não deveria existir uma história de tanta dor, tristeza e infelicidade como essa. Proibido não é um livro que vai ficar na sua cabeça por dias, proibido vai ficar martelando o seu coração tempos depois, vai ser aquela ferida no passado que toda vez que alguém falar: "já leu proibido?" vai fazer você lembrar daquele turbilhão de sensações, "Proibido" não é, "esquecível". Mas, caso você tenha estômago pra ver dois irmãos biológicos se pegando e queira saber a importância daquilo que nós, a "família tradicional" chamamos de: "base e estrutura familiar" e compreender o quanto a falta de um pai ou uma mãe pode ser crucial na vida de alguém, leia.
Não, não estou dizendo que você todo mundo criado sem pai e mãe comentou incesto, é amargurado, infeliz, somatizado, ou qualquer coisa, estou apenas dizendo que neste caso, a mínima estrutura familiar teria feito toda a diferença. SE VOCÊ JÁ LEU ESSE LIVRO POR FAVOR COMPARTILHA DELE COMIGO. ME DIZ O QUE ACHOU, ME DIZ O QUE PENSOU O QUE PONDEROU, POR FAVOR.

Eu vou dar as primeiras 5 estrelas da nova fase do blog, e as dou com pena, tristeza, pesar e aplaudindo de pé esta autora.

 

32 comentários:

  1. Agora estou com muita vontade de ler este livro,mais também não estou kkkkk estou confusa.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Já tinha muito interesse me ler esse livro, e agora depois de ler essa resenha ela apenas aumentou.

    Nossos conceitos devem ser deixados de lado ao ler um livro, pois ele possui um universo imaginário que devemos tentar compreender.

    ResponderExcluir
  3. Amiga este livro mexeu muito comigo , tudo o que mais queria é que no fim tudo acabasse bem mais sabemos que não ocorreu bem assim , depois que o li entrei em uma ressaca literária das bravas , foi uma de minhas leituras mais marcantes.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Olá :)
    Não li esse livro ainda mas ele será uma das próximas solicitações que irei fazer a Valentina. Participei da Semana Proibido e fiquei com muita vontade de ler, principalmente pela temática dele.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, sabe que eu acho desse livro? Ele nos leva a uma discussão muito boa na sociedade. Além do mais não se pode esquecer que foi uma série de fatores que levaram os irmãos a tais atitudes e amores..
    Não li o livro, mas acredito que o dia que eu ler não sei se irei conseguir escrever sobre ele.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lana, é como eu falo, eles foram jogados pra essa situação: Se virem.
      E depois foram destruídos por quem precisava cuidar deles.

      Sinceramente, esse livro ♥

      Excluir
  6. Olá Tayana,

    não conhecia esse livro, mas ao ler sua resenha fiquei curioso, mas não pegaria para ler, incesto, irmãos se pegando, ai não dá. O que achei positivo foram as emoções e dificuldades que tiveram de lidar, como a dor, tristeza e infelicidade, além de criar os irmãos menores. Bjusss.
    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  7. Tayana, que resenha intensa, super bem escrita, emocionante. Você conseguiu passar a excencia do livro. Fiquei com vontade de conhecer essa história.

    ResponderExcluir
  8. Oi!!
    Eu ainda não li esse livro, mas uma amiga me indicou a leitura e quero ler ele logo.
    Esse livro vem até o leitor para nos fazer pensar, refletir sobre um assunto tão pesado e dramático, esse deveria ser lido em uma roda de amigos para podermos ir discutindo durante a leitura.
    Pelo visto é um livro que faz o leitor se emocionar e ter vários sentimentos ao mesmo tempo, a autora conseguiu trazer um tema tão polemico para perto dos leitores de uma forma que faz todos ficarem refletindo sobre as atitudes dos personagens.
    Preciso ler ele logo.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  9. ‘Quando eu peguei esse livro pra ler eu fui desafiando Satanás e sua afronta ao meu cristianismo e a minha sanidade’ sério, estou morrendo de rir com suas resenha, ficou hilária, você é ótima. Bom, eu li o livro achei fabuloso e não consegui odiar a mãe de ninguém. Como não sou cristã e não acredito em nada ao cristianismo, não entendo seu ponto de vista, porém o respeito. No entanto, eu adorei ler sua resenha, vou rir até 2500... muito bom, muito bom.

    ResponderExcluir
  10. Minha nossa! Que resenha foi essa??? PARABÉNS!! Ainda não li o livro, mas fiquei curiosa não apenas enquanto leitora compulsiva mas também enquanto psicóloga... você elevou minha curiosidade ao máximo rsrsrs... Dica anotada!!

    Bjss
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Miga sua loca
    Com dessa resenha deu vontade de correr até a livraria mais próxima e ler o mais rápido possível.
    Parece ser daqueles livros que te deixam uma ressaca literária quase eterna haha
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii.tudi bem?
    Pelo que me contaram a leitura desse livro é densa e tensa. Acho que não teria a cabeça aberta o suficiente par ler esse livro. Mas dizem que é excelente.
    Adorei o post, um grande beijo♥
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu sempre vejo bons comentários sobre esse livro, mas preciso confessar que esse é um tema que me incomoda e essa premissa não me atrai.
    Talvez um dia a minha curiosidade vença, mas no momento, eu não o leria.
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é muito especial para mim e sempre digo que ele precisa ser lido de cabeça aberta, porque é muito comovente, diferente e ousado também. Eu adoreis seus comentários. Não adiante fazer julgamentos precipitados, sem antes conhecer a história completa, mesmo porque ela é arrebatadora demais.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  15. Oi Tay... eu sei mais ou menos o que acontece na história, já li várias resenhas, mas ainda não me preparei psicologicamente pro meu encontro com proibido. Sei que ele trata de questões muito delicadas e tenho medo do que essa trama pode despertar em mim... sabe? Mas está no topo da minha lista pra ser lido, acho que meu encontro com esses personagens não pode mais ser protelado. :) Obrigada por trazer uma resenha tão emocionante.

    ResponderExcluir
  16. Oi Tayana!
    Já ouvi muitos comentários sobre esse livro e lendo sua resenha só confirma minha posição de não ler o livro, pelo menos por enquanto. Gosto de livros com conteúdo e um pouco densos, mas livros que traz muito sofrimento acabam comigo.
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Esse foi sem dúvidas o melhor livro que já li na minha vida!
    Sério, a leitura de Proibido me deixou completamente destruída e me debulhando em lágrimas.
    Pensei que esse livro fosse me deixar receosa e com nojo da relação dos dois, mas a autora constrói tudo de uma maneira que é impossível não amar esses dois personagens e torcer por eles, mesmo sabendo que o amor deles é algo completamente impossível.
    A mãe deles realmente me deixou indignada e o irmão também, nossa que ódio desses dois.
    Eu amei o livro e quero reler em breve.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Tayana, este livro será a minha próxima leitura e e eu a estou adiando tem muito tempo, mas acho importante ter a minha opinião sobre o enredo, uma vez que já ouvi muitas pessoas elogiando e comentando sobre a carga emocional que a história traz, Sua resenha me deixou com o coração apertado e quanto aos possíveis spoilers, relaxa, já sei o livro inteiro... rs Só falta ler!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    UAL! ~ Senta que lá vem comentário grande ~
    Não sou cristã, mas enfrentei muitas coisas para ler, assim como você. Esse livro vai contra TUDO o que é prezado como certo em minha vida e TUDO o que acredito ser certo. Ao mesmo tempo, é um livro que faz você crer que pode dar certo, que aquilo é errado, mas, nessa concepção, é certo, sabe? A culpa é da mãe deles? É. É do pai também? É. E isso fez tudo parecer certo e aceitável? Fez. Mas, eu penso, será que, em outra concepção, não teria acontecido? Será que se a mãe fosse MÃE e o pai fosse PAI eles teriam esse amor proibido? Esse relacionamento errado? Acho que não e é aí que está o problema.
    Enfim, sua resenha está INCRÍVEL, você de expressou de uma forma que marcou meu coração. É um livro sofrido, mas que merece ser livro, que precisa ser lido.
    Se quiser conversar mais comigo sobre isso, só me procurar.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  20. Oiee ^^
    Acho que eu nunca odiei tanto um personagem quanto odiei a mãe dos dois *-* e acho que nunca sofri tanto por alguém como sofri por Maya e Lochan ♥ Ai, o que esse livro fez comigo doeu! Acho que eu nunca chorei tanto com um livro antes, nunca fiquei me sentindo de luto por tanto tempo depois que um livro acabou, e nunca li um livro tão pesado e sensível.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas sempre que lei uma resenha fico tremendo de medo de ele mecher tanto com minha cabeça, quanto meche com a de TODOS que leem.
    Não tenho religião, e sou uma pessoa completamente aberta e contra qualquer tipo de preconceitos que possa existir, daquelas que toma a bandeira da causa e sai gritando sem pensar. E acho que por ser tão aberta assim esse livro mecheria mais ainda comigo, pois eu tomaria os dois como alguém que conheço, pessoas reais, e ficaria com a história para sempre na minha mente.
    Mas espero que um dia, quando eu não tiver mas que fazer resenha alguma, eu consiga ler ele, pois sei que ficarei meses sem ler algo depois

    ResponderExcluir
  22. Deus ler sua resenha me enlouqueceu agora pois me bateu um enorme desespero para ler esse livro é você conseguiu derrubar a barreira do preconceito que eu estava em relação a ler ou não esse livro. Prometo que vou ler e logo mais te falo o que achei. Embora eu esteja com medo pois todos ficam desesperados com o final...e isso me dá um puta medo de ler!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  23. Oi Tayana, tudo bem?
    Não tenho religião, mas eu também acho o incesto super errado. Porém, mesmo sabendo que os dois irmãos se relacionam, isso não me afeta nem incomoda tanto assim. É só uma história para mim, sabe? Eu até me envolvo com os personagens e tudo mais, mas não ficaria julgando o casal o tempo inteiro durante a leitura. Enfim, apesar de saber que o final provavelmente vai acabar comigo também, espero gostar do livro.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  24. Olá Tayana!
    Gente depois dessa resenha preciso correndo ler o livro. Já tinha visto várias opiniões sobre essa história, mas nenhuma mostrou tanto sentimento quanto a sua. Sei que de começo irei ficar chocado por ver dois irmãos se apaixonarem, mas fiquei curiosa pra saber em que circunstância isso acontece.
    Já tinha vontade de lê-lo agora vou correr pra comprar e ler o mais rápido possível.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. Oiii!!

    Eu não li esse livro ainda e na realidade nem pretendo :(
    Embora eu leia muitas resenhas positivas para essa obra, não consigo me sentir atraida. Não sei o pq, mas não me sinto encantada para ler.
    Mesmo com o sentimento de tristeza, fiquei feliz em saber que mexeu contigo! É lindo quando acontece!
    Parabéns pela resenha!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Puxa, não sabia que era uma história de tanta dor, tristeza e infelicidade. Gostaria de ter lido esse livro antes de conferir resenhas, porque talvez, sem saber do tema do incesto, eu pudesse me entregar de verdade à leitura e gostar. Agora, já ia começar a ler com um preconceito enorme, não consigo evitar, é um tema que me incomoda demais. Infelizmente, acho que não sou uma leitora indicada para esse livro no momento.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  27. Sua resenha me deixou boquiaberta! Esse deve ser um livro muito intenso que agora fiquei morrendo de vontade de ler. Realmente acho que a pessoa tem que está bem aberta para lê-lo e no final deve mesmo mudar nossos pontos de vista sobre a família. Sem dúvidas vou querer lê-lo!
    Beijos.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  28. Aí meu ♡
    Eu sou louca pra ler esse livro, a cada resenha que eu leio essa vontade só aumenta e a sua resenha me deu um aperto no coração e só confirmou esse fato, espero ler esse livro logo logo e já estou tentando me preparar psicologicamente para a avalanche de emoções que essa leitura promete.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Desde que li a primeira resenha sobre esse livro fiquei extremamente interessada, porque gosto de história com grande carga emocional como essa, mas também porque nunca li nada que aborde o incesto, então acho que realmente deve ser muito interessante conhecer uma historia assim, ate porque também sou de uma familia "tradicional", logo essa historia seria outra realidade pra mim e eu amo livros que me marcam e esse com certeza marca o leitor.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  30. Oie!!!
    Primeiro quero elogiar a sua resenha! Você descreve de forma bem passional as suas reações e defende sua crenças e isto é bem legal de ler!
    Sobre o livro...a leitura de "Proibido", na minha opinião deve ser lida em um momento em que vocé esteja apto(a) a suportar um drama familiar muito bem explorado!
    Na minha opinião é impossível não culpar a mãe pelos acontecimentos e também não ficar divudido(a) entre saber e achar que é errado e esperar um final feliz pra estória!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá, uau eu adorei a sua opinião! sabe que sempre tive muita vontade de ler esse livro e até agora não fui atrás dele por burrice mesmo. Eu amo livros fortes e que nos fazem refletir, ou até mesmo odiar alguns personagens. E pelo que você comentou, parece ser exatamente isso que acontece, por isso eu afirmo que desse ano não passa, irei ler ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir