sexta-feira, novembro 20

A Consciência Negra e os Livros S2

Sociedade MARAVILHOSA tudo bem??? <3

Então, dia 20 é o dia da consciência negra - em alguns lugares do Brasil - e vim aqui fazer minha contribuição e dizer de que as diferenças raciais - raciais não, SOMOS GODOS DA RAÇA HUMANA diferenças digamos "colorais" haha - precisam ser deixadas de lado. Já que somos todos iguais, precisamos viver e sermos tratados como tal.

E sabe o que eu não encontro? Livros com protagonistas negros.
Não Sociedade, não to falando esses livros sobre a periferia, ou os romances sobre a menina rica loira e o menino pobre e preto, eles são todos baseados no "O Guarani", e mal feitos, já que o protagonista desta obra é um índio.

Sabe o que eu não conheço? Romances, auto ajuda, policiais, fantasia... Qualquer livro modinha ou papo cabeça, que tenha um protagonista negro.

Não conheço nenhum romance que tenha um negro que não tinha o discurso "você não sabe como é a vida para os negros".

Não existem sagas imponentes com protagonistas negros:

Crepúsculo
Harry Potter
Nárnia
ASOIAF
HUSH HUSH
Oi imortais
50 Tons
Percy Jackson

E não, o Jacob não é negro, é índio! O Laurent não é protagonista, eu não sei se existe algum personagem negro no HP que dirá protagonistas. Não lembro que nenhum negro na história de Nárnia também. No Os imortais temos peles alvas, acredito que a amiga da protagonista até seja negra, não lembro bem, mas, de qualquer forma ela se rende ao mal não é mesmo? Os protagonista bonzinho são brancos. Em 50 tons não tem quase ninguém os que tem são bem clarinhos. E bem, o amigo do Percy Jackson não protagoniza a trama, caso ele seja negro nos livros.

Uma outra curiosidade dentro da arte , é a sequência de se ela dança eu danço, não estamos lidando com escolas de arte parisienses elitistas, são danças periféricas.
5 filmes
174828410 pessoas
10 protagonistas
84194819 dançarinos de dança de rua
0 protagonista negro.



Sério, essa galera que levanta a bandeira "somos todos iguais" só pode estar brincando.

Nós precisamos entender que se temos o discurso de que somos dois iguais, devemos ser tratados iguais, histórias iguais. Não deve ser "diferente" ter uma protagonista negra, um poliglota negro, um juiz negro, um presidente negro.

Nós passamos dessa fase.

Nós não estamos há décadas de distância da escravidão, nós estamos há séculos, é impraticável que um negro ser protagonista da malhação seja motivo de orgulho.

Não estou militando contra os movimentos sociais negros, estou aqui afirmando que somos todos iguais, conquistas negras não devem ter maior valor, deve ter um valor igual e acontecer com tanta frequência ou mais frequência que acontece com brancos, tendo em vista que os negros são a maioria da população.

Mas isso não acontece, isso não acontece porque nós, a geração Y/Z, "a geração que vai mudar o mundo", e que fica afirmando que os negros merecem diretos iguais aos dos não negros, não entendemos que isso é uma forma de preconceito, todos merecem direitos iguais e ponto. Quando uma criança negra nasce, já vem com o estigma de "a vida vai ser difícil pra ela" porque ?
Porque a vida vai ser difícil porque a criança nasceu com mais melanina que a outra criança ? ISSO É RACISMO VELADO, SABIA?


Eu sou contra cotas raciais (a cota não tange penas negros, na verdade ela só exclui caucasianos, ela é para negros, pardos e índios porque logicamente todo branco pode pagar a faculdade), sou a favor de cotas sociais, porque quando alguém diz pra mim que a vida do negro é difícil eu respondo que a vida do pobre é difícil. Quando falam pra mim que temos "dívida histórica" e isso justifica a cota eu me pergunto se são portugueses ou africanos que pagam essa porcentagem da cota, já que os portugueses compraram negros de outros negros na África e o Brasil ainda nem era Brasil nessa época.


Quando alguém fala pra mim em cotas pra famílias que ganham até 3 salários mínimos eu choro de rir, porque uma família que ganha 3 salários mínimos, paga uma faculdade particular, meu pai pagou a minha nessas condições, eu era pobre e filha de mãe negra, olha que difícil minha vida #sarcasm. Meus país são casados há 25 anos e tem 3 filhas e adivinha? É absolutamente normal um homem branco do cabelo liso se apaixonar por uma negra e constituir família com ela, logo constatamos que não é surreal um romance com protagonista negro.


Então sem mais delongas, se você conhece alguma história com protagonista negros que não seja coitadinho me informe aqui nos comentários.

Esse post não é ofensivo e não veio pregar que o preconceito no Brasil não existe PORQUE ELE EXISTE SIM!

Eu só quero dizer que se não começarmos a educar a nós mesmos e a nossas crianças que é tão normal ser negro como ser branco, pardo, asiático e afins, nós vamos lutar pelo preconceito propagando ele ainda mais.

Qual é a representatividade que estamos dando ? A criança não pode o olhar o Obama como exceção ou como regra, tem de olhá-lo com normalidade.

E não só a criança, mas, todos nós, não podemos olhar a Beyonce, o Samuel L. Jackson, o Obama, a Glória Maria, o Thiaguinho, dentre outros ricos e famosos negros como: "O negro que deu sorte na vida", ser rico e branco é natural e ser negro é rico é sorte?

OI?

Sinceramente, não se combate preconceito assim.

Então é isso sociedade maravilhosa, obrigada a quem leu até o final, E ME INDIQUEM OS LIVROS QUE VOCÊS CONHEÇAM COM UM PROTAGONISTA UNIVERSITÁRIO SARADO, MARAVILHOSO E INALCANÇÁVEL PELA MOCINHA QUE SEJA NEGRO e não gente, não pode ser escravo e afins, foco na representatividade!

REPRESENTIVIDADE IMPORTA!

Muito grata!
Bjs.

12 comentários:

  1. Post inteligente, parabéns. Também odeio o racismo :/ Adorei o blog, parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Moça, vem me dar um abraço! Você disse tudo o que penso! As cotas (seja pro negro ou pro pobre), na minha opinião, são discriminatórias. É como se dissessem: você que é preto, pobre, preto e pobre, como não tem capacidade de entrar na universidade por seus próprios méritos, vou te dar uma cota, só pra vc se sentir incluso. E esse negócio de "dívida histórica" é balela, aqui no Brasil, infelizmente o preto não tem valor (ou tem valor de bandido). Precisaremos de muito tempo para erradicar essa doença de nosso país. E sobre livros com protagonistas negros, quando você achar um, me avise, porque também não conheço nenhum.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que lhe dou um braço Kamila, hahahaha.
      Cara, você foi forte e claro, não há mais o que dizer, só essa frase: "E sobre livros com protagonistas negros, quando você achar um, me avise, porque também não conheço nenhum", já me mata.

      Excluir
  3. Oiiie,

    Gente que texto liindo. Concordo com você, não acho que cotas irá fazer o negro ou pobre ser incluindo ou então respeitado (porque aqueles não não sabem nada da vida rs), eles são capacidatos, e podem sim concorrer com qualquer pessoa. Adooorei. É verdade, a gente quase não encontra protagonista negro (não me lembro de ter lido livro com protagonista negro :O). Parabéns!

    Beeijos

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  4. Que post lindo e rico. Concordo contigo.. É sempre muito difícil ver o negro atraindo o protagonismo na literatura, no cinema e na TV. Mas caminharemos para uma sociedade mais justa e igualitária. Parabéns pelo post. :D

    ResponderExcluir
  5. OIe, tudo bem!?
    Li seu texto até o final, mas não vou discorrer muito sobre, só concordo com você sobre as cotas, sou a favor de cotas sociais porque acho que todo negro, indio, pardo, amarelo, azul, rosa ou o que seja é tão capaz quanto uma pessoa branca!! Todos são iguais, caramba..
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  6. Oi Tay,
    Precisamos de mais posts assim, que abranjam temas sociais e atuais.
    Esses dias vi no facebook um cara que tirou print de uma garota no tweeter falando que dá graças a Deus por ter nascido branca, que negro era tudo bandido que tinha que morrer ou ser preso. Fiquei com muita raiva e muita tristeza.
    É um absurdo que depois do tanto que se lutou e do tanto que se tem falado as pessoas ainda pensem dessa maneira.
    Há poucos livros e filmes que retratem o negro como alguém de sucesso que venceu na vida. Livros então, não lembro de quase nenhum.
    O único livro que me vem a mente é Uma canção para Jack, onde o mocinho por quem a protagonista se apaixona é negro. Ele é um coitadinho, mas não pela cor, e sim por ter câncer.
    Dos filmes amo Homens de Honra, sempre choro, que conta a história do primeiro marinheiro negro dos EUA. E também A procura da felicidade, que conta a história de um homem pobre que luta para vencer na vida. Sempre choro também. São filmes lindos. Precisamos de mais representatividade sim :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  7. Olá Tay.
    Pois é, não temos muitos livros com personagens principais negros e confesso que nunca parei pra pensar nisso. As vezes em alguns livros policiais tem passagens dos negros quando são procurados pela polícia e só. Seu post é interessante e nos como leitores devemos prestar mais atenção nisso. Hoje o racismo está demais principalmente nas redes sociais, vários internautas usam para poder falar abobrinha e denegrir a imagem um dos outros. E o pior, pelo menos aqui no Brasil, não é tomada nenhuma atitude mais pesada quanto a isso, na verdade quanto a nada, aqui parece até casa da mãe Joana.. Enfim, tá cada dia mais tenso viver com pessoas intolerantes e estúpidas. Adorei o post, e parabéns flor, seu texto está maravilhoso.

    Beijos
    Lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Tay!
    Razô no post, amiga! ADOREI!!!! <3
    Infelizmente o preconceito racial é algo presente na vida da maioria das pessoas. Canso de ver comentários preconceituosos e, na maioria das vezes, acabo me metendo no meio da conversa. Em outras me calo pq sei que por mais que eu fale a pessoa simplesmente não vai mudar. É algo que já está enraizado e é deprimente perceber que para muitas pessoas a cor da pele é o que importa. =/
    Sobre negros bem sucedidos na literatura... cansei aqui pensando e não lembrei de nenhum. Inclusive, o Laurent de Crepúsculo é negro apenas nos filmes, no livro ele é descrito como branco (eu não tenho certeza, mas acho que é isso mesmo. O livro tá na minha outra casa e por isso não pude dar uma olhada).
    Parabéns pelo post!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha amiga, bate aqui, comassim o Laurent é White color ? Olha isso... to passada.
      Eu já me calei muito, mas, isso me trouxe uma aparência de condescendência e eu cansei.
      Agora falo mesmo, farei um escândalo! hahaha
      bjs

      Excluir
  9. Muito lindo seu post!!! O dia da consciência negra já passou, mas deve ser lembrado todos os dias para a conscientização. Adorei ler isso por aqui.
    Realmente são poucos os livros com protagonistas negros, agora que parei para pensar :/ isso é bem difícil de aceitar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Gaby, muito, muito difícil de aceitar... Brasil é um pais de todos correto? Parece que não... É no mínimo triste.

      Excluir