sábado, novembro 8

A garota que eu quero

E ai Sociedade?


A primeira vez que lí esse livro não passei do segundo capitulo. 

Deixei de lado, “meio porre, meio chato”. Penso que pelo fato de não ter lido muita coisa adolescente da perspectiva masculina, e não me lembro de nenhum romance desse estilo, onde a guria é apenas figurante, acho que, meninos me assustavam há um ano atras. 
Mas, digo com toda segurança que "A garota que eu quero" é o livro raso mais profundo que eu já lí. Com seus personagens simplesmente muito bem construídos, ou muito bem "não construídos".

O livro conta um trecho da adolescencia de “Cam”, Cameron Wolfe é o caçula de três QUATRO irmãos, e nós não somos apresentados às idades deles. Cameron é um adolescente recluso, sem amigos, PUNHETEIRO e louco, louco para amar uma garota como ela merece. 

O_único problema é que a menina por quem ele era apaixonado não dava a mínima para ele, e a unica vez que ela aparece no livro, diz para um dos irmãos dele, que Cameron era um perdedor, dadas as circunstâncias, mesmo sem aparecer ela se torna odiosa. 

Como virar das paginas, uma nova paixão de Cam deixa essa antiga obsoleta. Eis que surge OCTÁVIA (LINDA, DIVA <3) a garota que realmente poderia ser o alvo da paixão de alguém, independente de viverem ou não tal paixão. Octávia era de verdade e isso bastava em meio as pessoas com quem Cameron lidava constantemente.

O SEGUNDO único problema é que Octávia era namorada de Rube, irmão


mais velho de Cam. E o "segundo único" problema é que Cam e irritava muito mais por Rube ser um babaca com Octávia do que por ela ter alguém. Nessa luta de Cam em busca de ser de verdade, e ter um amor, conhecemos os personagens; aqueles que são muito bem não construídos, como os pais e a irmã de Cam, que são figurantes com poucas falas na história, mas são estritamente necessários. 

Os irmaõs de Cameron e Octávia, que são muito 


bem construídos. IRMÃOS: Rube “O Fantástico”MACHÃO DA PRAÇA e “Steve “O superior” VULGO, NÃO SOU OBRIGADO.

A adolescência de Cam não é)das piores, mas também não é das melhores, 
Cameron é apenas um “wallflower", até então. Sem muitas perspectivas, sem vontades além de ter uma namorada para parar de querer enfiar o peacock em qualquer buraco e a principio você até acha ele “meio porre, meio chato”.

Com o virar das páginas_a gente vê alguém se construindo, amadurecendo

Coletando bons exemplos e evitando os que ele julgava não tão bons ou impossíveis pra ele, como a necessidade de ser superior de Steve:

“Não havia nenhum sinal de raiva no olhar de Steve. Se tanto havia uma expressão de diversão”. 
Steve a principio parece o tipo de pessoa que não se importa com nada, mas, não é, ele apenas aprendeu no tempo certo que era um wallflower e fez isso ser indiferente. Sem expressões, sem sentimentos, sem nada, QUASE todo tempo.

E Cameron também não era super descolado e rodeado de mulheres como Rube, que gostava de aparentar ser bem rude, embora a gente perceba que ele TAL-VEZ Rube seja o personagem que mais cresce ao virar das páginas.

A NAMORADA DE RUDE: Octávia.

Octávia era diferente de Rude, na verdade eles não combinavam em nada. Octávia era livre, doce, flautista e... Muito misteriosa. Mas Cam não se importava tanto, ele não conseguia se expressar com palavras ditas, não cobraria muito de ninguém, mas o que despertou o interesse de Cam por Octávia foi o fato de diferente das outras namoradas de Rude, ela se importar com ele, querer descobri-lo tanto quanto precisava ser descoberta.

O livro é doce, mil_coisas_acontecem e você sente como se fosse apenas a vida seguindo seu curso normal. Sendo como deveria ser, e ponto.

Pontos para autor por transformar um corte de cabelo, a palavra “afogar”,a expressão , “Julia, a vadia” e um cachorrinho, em partes tão cativantes da história.

A garota que eu quero. Não é um livro que pairará sobre as nossas mentes durante muito tempo, porém é um livro que dá vontade de lembrar sempre e com carinho, seja pelas dores, pelos amores, ou pela forma como a expressão

“Julia, a vadia” faz a gente rir toda vez que é citada, ainda que seja escrita poucas vezes. 

Porque vale a pena ler?

- Pra compreender um pouquinho da adolescência masculina, ver que menino também tem trauma, também somatiza, isso não é coisa de menina, e isso não torna os meninos menos homens.


“A gente sente o que sente” é a minha frase do livro <3


SEM TEM LUZ, DEIXA BRILHAR




13 comentários:

  1. Não achei esse livro bom, achei bem razoável. Na verdade, eu esperava mais dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei muito de ver a adolescência com olhos de um menino, doce e sem mascaras.
      Mas eu não leria os outros livros da trilogia, porque são antes desse. Não sei apesar de gostar do fim, eu preferia que viessem outros livros depois, não me deixou satisfeita saber que esse é o "melhor que pode ficar".

      Excluir
  2. Achei o livro muito bom.... a leitura fluiu e terminei mais rápido do que gostaria .... a linguagem é simples e os personagens também mas sem perder características próprias, não há muita enrolação nas situações narradas pelo autor e nem pelos sentimentos vividos.
    Algo que me chamou atenção foi o Cam, o garoto é muito direto em suas emoções, ele ama sem querer troca (como a cena em que ele fica parado na frente da casa da garota que ele gosta) e como ele vê seus irmãos,de forma muito clara. Ele não se rebela (daquele jeito chato de querer ir embora ou querer ser grande) nem critica demais. vejo o Cam como um personagem humano.
    Este com certeza virou um dos meus livros preferidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, meu único 'problema" com o livro é que ele sendo o ultimo da trilogia, isso é o melhor que pode ficar sabe? Aparentemente ele evolui tudo nesse livro, então pra mim não despertou a vontade de ler os outros, terminei em uns dois dias e foi uma leitura muito gostosa pra mim também, mas o Cam me irritava com a dificuldade em falar, que ele substituía pela escrita, mas, nossa, meu personagem preferido é de longe a Octávia. Linda demais. haha

      Excluir
  3. Primeiramente: Nunca ouvi falar desse livro!
    Mas achei a critica boa e bem construída, explicou bem o livro mas não contou a história e tals. Foi técnica (gosto assim)
    Como eu tenho não tenho nada a dizer do livro, fica apenas os parabéns pela ótima critica!!!
    "o livro raso mais profundo que eu já lí" "Peacock" eu ri rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, muito obrigada pela crítica técnica seui lindo <3

      E... esse livro é a sua cara leia!

      Excluir
    2. Vou tentar ler sim (quando tiver tempo) e se eu achar rsrsr
      De nada!!!

      Excluir
    3. file:///C:/Users/q4fk65ng/Downloads/A%20garota%20que%20eu%20quero%20-%20Zusak,%20Markus.pdf

      Excluir
  4. Já conhecia o livro, mas nunca tive a curiosidade de ler.... Mas depois dessa critica, fiquei curiosa para ler... amei a frase - "o livro raso mais profundo que eu já lí".. Parabéns Tay.. Sucesso sempre pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah Sua Linda *-*
      Sim ele é instigante, como citei nos outros comentários é uma trilogia, mas, lí esse e gostei dele como começo, meio e fim, não vejo necessidade de ler os outros dois principalmente, porque vieram antes, não consigo imaginá-lo como a continuação de algo.
      Mas ai você escolhe ler todos ou só esse. <3

      Excluir
  5. Oi linda,

    Eu também achei os personagens poucos descaracterizados para o bom trabalho que o autor tem em suas outras obras, mas como A Garota que eu quero é um dos primeiros trabalhos dele, acabei não exigindo tanto... além que foco mais nas lições de vida do que nos personagens.

    Eu sou encantada pela Octavia e pela mente bem perturbada do Cam. Ele me lembra do Norman da série Bates Motel.

    Beijos

    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito! Se possível da uma passada no meu http://lineras.blogspot.com.br/?m=1 bjs

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito! Se possível da uma passada no meu http://lineras.blogspot.com.br/?m=1 bjs

    ResponderExcluir