terça-feira, julho 5

Enquanto eu te esquecia

Boa tarde Sociedade ♥


Gente, vamos conversar, vocês vêm aqui, comentam, me dão amor, mas, não seguem o blog, sigam isso gente. Me deem uma moralzinha, hahahaha.

Agora vamos a uma resenha de um livro que eu amei, Socorro.
 
Pensem num livro YA. Pessoas diferentes, confusas, que não se encaixam, mas, se dependem. Pessoas querendo ou sendo outras pessoas por causa de algum trauma do passado, lindas e maravilhosas se amando muito e com problemas familiares. Agora, imaginem tudo isso numa história crível, madura e com pessoas de verdade que você encontraria por ai, algum dia na vida. É assim que chegamos a enquanto eu te esquecia. Vi esse livro em uma caixinha de correio da Pah e fiquei querendo ler loucamente, depois de uns 8 meses, chegou a hora.

Ano2014 - Páginas: 384 - Autora: Jennie Shortridge - Editora: Gente - Skoob

Em "Enquanto eu te esquecia" temos três personagens "principais", Lucie Walker - a protagonista,   Grady  – seu noivo e Hellen – tia de Lucie.
 
O Livro inicia com Lucie sendo retirada da Baia de São Francisco e encaminhada a um hospital psiquiátrico. Lucie não se lembra de como ou porquê foi parar no meio da Baia de são Francisco, lembra menos ainda o porque de ter ficado lá por horas. E quando recebe a informação de que seu noivo irá buscá-la, ela percebe que não se lembra nem de ter um noivo.
 
E assim começa o desenvolvimento do “segundo ato” do livro: Lucie voltando para casa com Grady e a gente se preocupando com duas coisas:
 
- Porque raios uma pessoa com  fuga dissociativa – tipo de perda de memória onde a pessoa “não quer se lembrar” do que esqueceu -  é permitida ser levada para uma casa em outro estado sem o menor aparato jurídico envolvido nessa locomoção, será que ninguém pensou que ela poderia estar fugindo dele quando foi de Boston para  São Francisco?!

- Como Grady fará para reconquistar o amor de Lucie? Porque né? É!
 
O Livro é narrado em terceira pessoa pelo ponto de vista dos três personagens citados anteriormente - tirando o arco de Hellen - as narrações são profundas, você consegue entender direitinho cada uma das três, principalmente Grady, o que é um alívio já que Lucie está desmemoriada e o ponto de vista da Tia Hellen passa do desnecessário.
 
Grady: Um homem amoroso, carinhoso, condescendente, trabalhador, sonhador e extremamente vencido pelos dramas da sua vida que em grande parte remetiam ao racismo sofrido por ser chamado sempre “Nativo Americano” e não apenas, americano, já que nasceu nos EUA. Tendo crescido em uma família de 7 mulheres e com a morte do pai na infância, Grady guardava dentro de si, fantasmas que só vieram à tona quando o medo de perder Lucie chegou.
 
Lucie: Uma mulher determinada, mandona, workaholic, bela, bem cuidada e que amava seu trabalho, seu corpo e manter a vida antes de Grady em off até mesmo dele. Lucie amava Grady e ele sabia que ela o amava, mas, era muito mais necessário que ele fosse o homem que ela precisava que ele fosse. Ainda que ele precisasse mudar por completo apenas para agradá-la, Lucie não falava sobre seu passado, a única coisa que dizia a Grady é que só tinha uma tia viva e a odiava.
 
Depois do “acidente”, Lucie decide continuar morando com Grady já que não tem família, e Grady fica grato por isso. Os dois se redescobrem já que Lucie agora é uma nova Lucie ( uma Lucie muito mais legal a qual Grady sabe que amará muito mais, o que o deixa sem jeito quando pensa na antiga Lucie), e quando Lucie começa a contrastar quem ela era com quem ela é consegue perceber que a mulher que ela era não merece o amor de Grady, não merece nem Grady na vida dela, quanto mais seu amor, e ainda acaba morrendo de ciúmes da antiga Lucie porque “ela” jamais será como “ela” e não se sente confortável sabendo que era “ela” que Grady amava.
 
-Ao longo do processo de redescoberta Lucie e Hellen se reecontram, porque Lucie tem necessidade de saber quem é e acredita que apenas Tia Hellen poderá ajudar.
 
-Não mencionei que quando Lucie some e reaparece está há um mês de seu casamento com Grady, não é mesmo? Pois é.
 
O final do livro começa a se formar logo no inicio da segunda parte do mesmo, é um livro bem amarradinho. A partir do momento que Lucie “conhece” tia Hellen os pontos de vista da tia passam a não funcionar mais se tornando desnecessários e a presença dela nos pontos de vista de Lucie, são mais que o suficiente, mas, autora resolveu manter um terceiro olho na história, por motivo nenhum.
 
O amor de Grady e Lucie vai sendo desconstruído e reconstruído aos poucos, a dinâmica de relacionamento entre um noivo desconhecido e uma nova Lucie até então inexistente prende a nossa  atenção. Apesar do livro ser grande, consegui lê-lo em duas sentadas. A história é linda, cativante, comovente.
 
 Os dramas aqui são palpáveis, completamente compreensíveis e nada forçados, afinal, não tem ninguém muito sofrido no auge dos 16 anos aqui. Lucie e Grady são um casal bem sucedido, maduro na casa dos 40 que está enfrentando uma barra realmente pesada e realmente tem motivos plausíveis para os surtos, desamores, amores, confiança e até mesmo dependência que fica implícita inicialmente já que Grady e a família dele são a única família de Lúcie, o ponto mais alto do livro é que ele conta a história do casal sendo reconstruida e não uma luta unilateral de Grady para reconquistar a amada.


Eu queria ler esse livro há muito tempo e ele não me decepcionou. A história se arrasta um pouquiiinho de nada o que me faria dar 3 estrelas para o livro, mas, a escrita da autora e a diagramação são tão incríveis, as folhas são de um tom que facilita tanto, mas, tanto a leitura, que eu não posso dar menos de 4 estrelas para essa obra linda:

 
 
 

18 comentários:

  1. Amiga na boa preciso voltar para blogsfera urgentemente rsrs.
    Não conhecia o livro mais me vi profundamente envolvida com a trama, a historia aparente envolver elementos aos quais eu realmente gosto em um livro , e conforme fui lendo sua resenha me lembrei um pouco do livro A ultima Carta de amor que por sinal eu gostei muito.
    Mais voltando ao assunto Enquanto eu te esquecia certamente entrara para minha lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ah adorei a sua resenha. Eu também já li esse livro e gostei bastante. Me identifiquei bastante com seus comentários. É uma história muito linda e comovente mesmo!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Comprei esse livro em uma promoção, paguei 5 reais e não me arrependi, a história começa um pouco amarradinha, mas o final faz todo o sentido e a escrita da autora é leve. Acho essa capa fantastica, é tão linda que me ganha só por essa fotografia, concordo muito com a sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Acho a capa deste livro maravilhosa e a forma como você falou que a carga dramática do livro é na medida certa, me deixou mega curiosa para ler o livro o mais rápido possível!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Tay,
    Sempre achei essa capa muito bonita e não lembro de ter lido nenhuma resenha dele. Curti muito a sua resenha e achei bem interessante a obra, gostei de o drama ser palpável e não ser forçado, sabe? Já chega de drama forçado! A única coisa que não me agradou foi saber que a história se arrasta um pouco. Não estou numa vibe para isso, então, vou anotar a dica, mas não pra hoje. hahah
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Olá amoreca... adoro YA e essa história me chamou muito a atenção, além é claro de ter uma capa belíssima!
    Fico feliz que tenha gostado da história, embora haja a tal "enrolação".
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Lembro de querer muito ler esse livro a um tempo atrás, mas tive receio pois vi algumas resenhas dizendo que a leitura era mais morosa. Ainda assim, gostei muito do que você expôs e fiquei curiosa para saber mais, quando a protagonista começar a recobrar a memória.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha fiquei super interessada, porque além de eu gostar muito de um YA bem escrito, adoro quando as histórias sem bem reais e que a gente se identifica.
    Dica anotada

    ResponderExcluir
  9. Oi Tay!
    Comprei esse livro pq amei a sinopse dele, mas quando li me decepcionou um pouco, não sei dizer o que eu esperava exatamente, mas não me agradou muito. Do ponto de vista psicológico, é um livro incrível, que aborda questões pertinentes do campo da psicologia. Mas achei aquele namorado dela muito, não sei explicar... muito parado, alheio, chorão... não gostei.
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Olha menina, não curto muito esse gênero, mas gostei da maneira como você descreveu sua opinião a respeito da obra. Chegou a me deixar interessada pela leitura. Gostei de saber que o livro é narrado em terceira pessoa. Gosto desse tipo de narrativa, mas não entendi como funciona essa narrativa em terceira pessoa pela visão dos três. Mas fiquei intrigada.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Faz um tempo que conheço o livro e tenho muita vontade de ler, já que histórias sobre perda de memória sempre chamam minha atenção. É uma pena que a terceira narradora não seja muito necessária, isso tornaria minha leitura mais lenta...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. ahahah cabulosa a escolha da nota, três por ser arrastadinho, quatro pela escrita ser boa, bem, acho que eu faria o mesmo que você.
    Me parece ser um livro bacana, gosto de histórias bem amarradas e com diferentes pontos de vista, acho que da um charme legal a história.
    bjs.

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!

    Gostei muito da sua resenha, e gostei do enredo do livro também. Me agrada essa coisa da personagem ir se descobrindo, aos poucos, e ter a chance de enxergar quem realmente era, e em que sentido ela precisava melhorar para ser alguém melhor. Achei a capa linda, já. Imagino que a diagramação deva ser muito bem feita também.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Confesso que tenho curiosidade com esse livro faz um bom tempo, mas ainda não tive oportunidade de ler. Bom, é bem interessante essa coisa da protagonista perder a memória e ir se tornando uma pessoa diferente e melhor do que era antes. O Grady de início imaginei que seria alguém ruim, mas pelos seus comentários é super cativante e amável. Além disso, é um romance mais maduro, o que me agrada, já que estou enjoada de adolescentes kkkkk Enfim, gostej bastante da sua dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Primeiramente achei a capa do livro linda e fiquei super curiosa para saber o porque lucie "fugiu", a versão da tia será muito boa pois se fosse narrado apenas pelo casal nãp saberiamos se ele estariam falando a verdade,pois ali seria a visão deles
    obrigada pela dica
    irei conferir

    ResponderExcluir
  16. Que situação difícil a da Lucie, hein! Esquecer tudo, inclusive o próprio noivo, não deve ser fácil. Fiquei pensando que a situação da moça é bem preocupante, pois quando alguém perde a memória, já não sabe mais em quem confiar. Fiquei muito curiosa para saber como será o desfecho dessa história, e por que Lucie odeia Tia Helen. A capa do livro é muito bonita.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  17. Hi baby, tudo bem? o livro tem uma premissa interessante e parece ser bem desafiador, gosto de livros assim, não o conhecia mas me animei por causa da sua resenha! lerei com certeza! a capa é linda também <3

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu morro de vontade de ler esse livro, fico feliz em ver que você gostou bastante dele, apesar de ser um pouco amarrado. Mas me interessei mesmo pela trama, parece ter uma carga emocional boa e nada forçada. Meus parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir