quinta-feira, outubro 1

OUTUBRO ROSA E OS LIVROS

Pois bem sociedade, parece que a gente tem medo de falar sobre nossos males né ?


Nos últimos dois anos, hoje um estouro de câncer pra todo lado nos livros, criança com câncer, adolesce com câncer, câncer dos ossos ao cérebro, várias doenças terminais, mas, sabe, fico aqui pensando de boa; mas, e o câncer de mama? E as mães com câncer? E os filhos que não têm suas mães como a maioria de nós?

Eu me senti envergonhada por ter lido livros sobre câncer em crianças, autismo, bullying e até mesmo  degeneração espinocerebelar. ( o último não foi lido, eu assisti ao drama japonês), mas, nunca nada sobre câncer de mama, e eu fiquei me perguntando o porque disso!

Segundo informações atuais do INCA,, o câncer de mama é o câncer segundo tipo da doença mais comum em mulheres no mundo inteiro (logo deveríamos conhecer obras do mundo inteiro haha) e no Brasil. E morrem 14.388, sendo 181 homens e14.207 mulheres (2013 - SIM).

Então, já que começamos esse outubro rosa, o que vocês acham de indicações sobre o tema?

EU NÃO LI OS LIVROS ABAIXO, mas, gostaria muito e um deles já vai pra minha meta de leitura desse ano.

Vamos começar, por conhecer a doença: 
"O Imperador de Todos os Males - Uma biografia do câncer"
Autor: Siddhartha Mukherjee
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Com a precisão de um biólogo, a visão de um historiador e a paixão de um biógrafo, o oncologista Siddhartha Mukherjee traça uma biografia detalhada do câncer, do primeiro registro às mais avançadas pesquisas, últimas descobertas e expectativas para o futuro, abrindo caminho para a desmistificação da doença.

Vamos passar por uma ficção: 

" Laços de Amizade – As Primaveras de uma Vida"
Autores: Cassia Gonçalves Montouto de Azevedo - brasileira, paulista, não consegui informações sobre ela ter passado por algo parecido, então acredito que a obra seja 100% ficcional.
Editora: Desfecho
Sinopse: Clara é uma jovem musicista, bolsista, que mora há 4 anos na cidade de Amsterdam. Perdeu o pai ainda na adolescência, o qual considerava uma grande referência em sua vida. Clara alimenta uma paixão imensa pela música e pela instrumentalidade da arte em transmitir seus sentimentos mais profundos. Apaixona-se por Guilherme e juntos vivem uma linda história de amor, na cidade onde a primavera encanta os olhos de quem a vê. Por traçarem metas distintas, Clara e Guilherme acabam se separando com a vinda da garota para o Brasil. Clara divide seus sonhos e compartilha sua vida desde sua ida à Holanda, com Júlia, que se torna sua melhor amiga. Juntas vivem momentos inesquecíveis na Europa e no Brasil, na pequena cidade de Holambra, onde Clara nasceu. Mas, o destino traz à Clara uma infeliz notícia e uma surpreendente missão. Tocar os corações daqueles que mais amou. Clara assim fez, tocando o coração do mundo.

E por fim, vamos aos traumas da doença:

"Cadê seu Peito, Mamãe?"
Autor: Ivna Maluly
Editora: Escrita Fina
Sinopse: Este livro conta a história do pequeno Elias e sua mãe diante da dolorosa realidade do câncer de mama. Um conto delicado e comovente.

Então sociedade é isso, o link do LINK DO INCA tá aqui embaixo e nesse site tem muito mais livros pra vocês!


Um enorme abraço, que esse outubro rosa atinja o maior número de pessoas possível ⭐️❤️


14 comentários:

  1. Olá!

    Também nunca parei para pensar sobre o tema. Nunca li nada sobre. Mas gostei das suas sugestões. Vou dar uma pesquisada sobre. E hoje estou usando rosa rs #outubrorosa

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    Aqui na minha cidade, durante esse mês, tem vários eventos sobre o tema, e acho bem legal. Eu não conhecia nenhum dos livros que você citou e nunca li nada semelhante, mas adorei sua iniciativa.

    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, amei a sua iniciativa!
    Eu achei ótima e acho que devia ser criado um projeto para todos os blogs literários lerem algo assim em Outubro, esse Laços de amizade me vez ter muita vontade de ler e o Mamãe cadê seu peito? também.
    Vou procurar mais livros assim.

    Beijão o post está incrível.
    http://proximapagina-pp.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Assisti filmes en que focam no cancer de mama, agora ler nunca tinha lido, é interessante conhecer a vida de uma pessoa com esse mal, mas eu não separo os tipos de cancer não, na minha opnião qualquer cancer é dificil e merece ser mostrado.
    O outubro rosa é um bom projeto de incentivo ao diagnósto precoce, e eu apóio muito, assim como apoio o novembro azul que luta contra o cancer de prostata.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post ❤
    Super informativo e além disso ainda indica vários livros ótimos sobre o tema...
    Porque não basta só ler, a gente também precisa se informar :)
    Iniciativa fantástica!!

    Abraço,
    Biblioteca do Coração ❤

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conheço os livros que você citou, mas me interesso pelo assunto. Vou procurá-los. Uma coisa é só ler e tirar conclusões inóspitas, outra é se aprofundar e entender o outro e eu prefiro do segundo modo

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    Eu nunca tinha pensado nisso sabia? Achei legal a sua atitude de ir atras de livros com essa tematica. Espero que consiga ler algumas das obras :D

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Olá

    O post tá muito bacana, porque realmente o câncer de mama não é abordado nos livros como outros casos da doença e seria bom ter mais livros assim, até pra ajudar na conscientização.
    Desses livros eu não conhecia nenhum,mas vou procurar depois.

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Acho que esse tipo de livro devia ter mais propagando. Essas leituras são muito válida. além de conscientizar, sempre ajuda a pessoa que passou ou está passando pelo mesmo.
    Não conhecia os livros citados, mas as indicações são boas.
    Bju

    ResponderExcluir
  10. Oi flor!
    Ótimo post, parando para pensar realmente não temos muito contato com livros a respeito do câncer de mama, ou pelo menos eu não conheço livros sobre o assunto. Mas adorei a sua atenção a esse respeito, e os livros no post citados, também espero poder ler algum desses livros. Parabéns pelo post!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  11. Oi Tayana!
    Muito bacana seu post! Hoje mesmo estava falando com meus alunos sobre o Outubro Rosa, explicando (mesmo que de maneira rasa) sobre a doença e mandei para casa um folheto falando da importância do auto exame.
    Não conhecia nenhum dos livros citados, mas me interessei. Espero poder ler alguns, parecem ser bem interessantes!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  12. Oi Tay! Antes de ter o "Uma vida literária" não tinha pensado em como é importante ler livros temas do mês, sobretudo pra interagir com os assuntos importantes. Cheguei a ler laços de amizade e tenho certeza que foi uma ótima dica a sua, eu gostei muito do livro, já que tenho tanto gosto pelo choro kkkk Excelente pra incentivar a manutenção dos exames sempre.
    Bjssss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Nunca tinha parado para pensar nisso também. É um dos tipos de câncer que mais mata, e super comum você escutar alguém que já teve ou que morreu devido a essa doença, logo deveria ser mais abordado em livros.
    Anotei as suas indicações, espero que eu possa ler eles esse mes ainda.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Tay, tudo bem?
    Adorei a postagem. Realmente nos livros é mais retratado o câncer nas crianças e adolescentes, e o de mama acaba ficando de lado. Espero que daqui pra frente as coisas mudem e que possamos ver mais na literatura sobre o câncer de mama, já que ele afeta não só a mulher que o tem, mas a família inteira. Adorei as indicações e já vou procurar por elas.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir