terça-feira, janeiro 20

Os 13 porquês :(

E aí Sociedade?

"Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade".

Você ai, que conhece o bullying, o que pensa dele? O que acha da "zuação" de cinco anos atrás ter se tornado "a perseguição de hoje"?

Livro:


  • Autor: Jay Asher
  • Páginas: 265
  • Editora: ÁTICA
  • Skoob
Precisei de uns dois dias pra processar esse livro, precisei de uma semana pra ler esse livro e preciso de algumas opiniões para saber o que vocês acham dele, se você nunca leu, leia, as pessoas não podem passar pela vida sem conhecer essa história. Em os 13 porquês, somos apresentados a Clay Jensen, que em um dia "quase" normal, chega em casa e encontra à porta, um pacote sem remetente ou endereço, cujo a unica informação é seu nome.


Quando Clay abre o pacote em questão, uma curiosidade o perturba, haviam fitas dentro do pacote, sim, aquelas fitas que existiam antes dos CDs LEMBRA GENTE?

Meio encucado, Clay da seu jeito para ouvir tais fitas, e ao inicio da fita numerada como "1", ele percebe que as fitas foram gravadas por Hannah Backer, uma colega de classe, E PAQUERA que havia cometido suicidio duas semanas atrás. A principio Clay pensa que as fitas são uma brincadeira de mal gosto,mas, ao longo da primeira fita ele percebe que precisa ouvir todas as fitas para entender o "porquê" Hannah chegou a tal extremo, já que ela diz na primeira fita, que existem treze gravações, e cada uma delas caracteriza "um porquê" de ela ter cometido o suicídio, e cada porquê, se resume a um pessoa.

Sim, os treze porquês de Hannah ter se matado, foram treze pessoas.

Em sua grande maioria cada "porquêzinho" não era um inimigo, ou alguém que odiava Hannah, eram "amigos", amigos que agiam de formas "legais". 

Amigos que mudaram, amigos que não compreendiam, amigos que erravam, amigos que magoavam. Amigos que nunca a conheceram como ela queria, amigos que nunca se importaram de verdade.

Os treze porquês trata disso. Atitudes. O que as nossas atitudes fazem com os outros.

"Fiquei pensando em suicídio. Na maioria das vezes, era apenas um pensamento passageiro. Eu queria morrer. Pensei nessas palavras muitas vezes. É algo difícil de dizer em voz alta. É ainda mais assustador quando você sente que pode estar falando sério"

Ao longo do livro, Hannah vai contando os seus porquês e muitas vezes você se pega "nossa, cara, sério que ela se matou por causa disso, se fosse eu, mandava todo mundo ..." ou "Meu que menina babaca, levava a opinião dos outros tão a serio que acabou se matando"

A verdade é que a gente se acostuma a criticar a pessoa que sofreu e não os assassinos.

Você passa o livro inteiro querendo que ela volte, querendo dizer pra ela que aquilo é só a escola, que vai passar, que ela não precisava achar que a vida inteira era só aquilo ali. 

            MAS ERA. Era o que ela tava vivendo ali, o presente dela. O QUE ELA VIVIA TODOS OS DIAS. Daí você percebe, que tem tanto sorriso chorando por ai. E sabe que as vezes as coisas que você fala afeta tais pessoas, e percebe que você não tem sua vida, você tem uma vida em coletividade, e a Hannah só precisava de alguém que entendesse isso, de amigos de verdade, de pais, de um amor, de professores, de qualquer pessoa louca o suficiente, pra demonstrar amor, carinho ou compaixão por ela.

Ler os 13 porquês me doeu imensamente, mas, foi maravilhoso. Merece as cinco estrelas, e eu não consigo escolher uma só frase livro, então deixo uma frase que me lembra o livro:



Permita aos outros o Brilho - Let it Shine


9 comentários:

  1. Já havia ouvido falar desse livro mas pelo título não tinha interesse em conhece-lo, até então nunca havia lido uma resenha e muito menos pesquisado sobre a obra, mas depois do que acabei de ler ele acabou de entrar para a minha lista de "desejados". Fiquei curioso "uma menina comente suicídio e uma garota recebe uma caixa com gravações explicando tal ato?", não é apenas isso que me interessou, o fato de ter bullying como tema e um certo mistério me deixou com aquela vontade inquieta de descobrir mais o que se esconde nessas páginas.

    Parabéns, resenha excelente.

    ResponderExcluir
  2. Olha amigo, sou suspeita pra falar, como disse na resenha de "Quem é você Alasca?", eu li os dois juntos e a Alasca perdeu todo o meu amor pra Hannah. É um livro que assim como "Tão mais Bonita", deveria ser paradidático. todos DEVERIAM lê-lo.

    Obrigada pelos elogios. E por todo do resto kkk

    ResponderExcluir
  3. O que dizer sobre este livro ? Honestamente não sei expressar o quanto gostei dele , houve momentos em que senti raiva. Sim raiva e vou explicar o motivo , quando o assunto é suicídio engloba tantas questões , quer dizer ouvimos o tempo todo morrer é fácil viver e encarar os problemas de frente este é o difícil. Mas será mesmo ? Hannah chegou ao seu limite, as aparentes brincadeirinhas ou coisas sem importância para muitos a machucaram de uma forma ,ao qual não conseguia mais suportar . Ao mesmo tempo passava pela minha cabeça podia ter sido diferente ela podia ter dado um basta só que não o fez , no decorrer quando Clay vai ouvindo as fitas fica aquela impressão de que ela queria culpar os outros ,só que na verdade estava apenas contando os motivos do que a levou ao suicídio.
    Poderia ficar aqui escrevendo o quanto este livro me afetou , do quanto me ensinou e do quanto me fez repensar sobre minhas atitudes , só que não o farei afinal ficaria um texto gigante rsrs .
    Obs: Adorei a resenha. Ah! e Estou esperando sua resenha sobre " Garotas de vidro"

    ResponderExcluir
  4. sem sombra de duvida o livro que mas chorei na minha vida foi esse!
    eu sentia uma angustia quando lia mas não conseguia parar de ler!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?

    Há anos venho querendo ler esse livro - muito antes do bullying ganhar a importância que tem atualmente. Li somente dois capítulos numa livraria e já tive noção do quanto a narrativa é forte e mexe com o leitor. Mesmo não tendo lido ainda, acredito que é um daqueles livros que deveriam ser lidos por todos os adolescentes. Assim, teriam noção do quanto o bullying é um assunto sério.

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Pois bem, eu comecei esse livro, mas acabei abandonando, eu entendo o pensamento da jovem, mas achei muito drástico o suicídio a esse ponto, todos vivem dramas na adolescência e com acompanhamento necessário supera o que é conflituoso na época, aqui mesmo sendo esse tema tabu achei dramático de mais até a forma das fitas que ela deixou, sei lá não me agradou.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    eu já vi várias resenhas sobre esse livro e tenho uma vontade muito grande para conhecer a história. O livro parece ser muito intenso e nos fazer pensar sobre várias coisas.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    É muito triste saber que ainda as pessoas acham que quando a pessoa ela triste, amuada no cantinho dela, pensam que é frescura, que é fraca e chata. Mas não se importam em saber realmente como aquela pessoa está se sentindo. E acredito que são pouquíssimas pessoas que realmente se importam com o próximo. Hoje em dia as pessoas só agem para se darem bem, passam por cima de você sem se importar como se você não fosse nada!
    Quero muito ler esse livro que já está na minha lista a um tempinho, mas não tive oportunidade! Sua resenha está ótima, parabéns!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  9. Ei, tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro a bastante tempo. Gosto dessa temática nos livros porque nos fazem conscientizar sobre nossas ações e os impactos que elas tem nas pessoas que nos cercam. O livro parece ser bem profundo, e espero conseguir lê-lo em breve. Parabéns pela resenha, adorei!

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir