terça-feira, janeiro 13

Quem é você Alasca? Sério, Quem?

             Nesta semana eu fiz duas leituras incríveis, e elas serão as resenhas da semana, confesso que fiquei muito tentada a publicar hoje, a resenha do ultimo livro que li (Os 13 porquês), pois me deixou absurdamente impactada, porém, vou respeitar a cronologia e publicar a primeira história terminada, e como vocês já perceberam pelo título, é "Quem é você Alasca?".

Pra início de conversa, preciso dizer que John Green ganhou meu respeito. Ele não é autor de um livro só nem autor de um sucesso só, o que infelizmente assola alguns autores, que depois de um grande sucesso, desaparecem,  Levando em conta a qualidade de "Quem é você Alasca?", o segundo livro que li do John, posso me levantar e bater palmas para o autor.

Em quem é você Alasca, somos apresentados ao terrível mundo monótono e insatisfatório ININTERPRETÁVEIS de Milhas, ops, Miles.

Em busca de seu “Grande Talvez”, e outras ultimas palavras,(Miles era colecionador de palavras ditas nos últimos instantes antes da morte, costumava ler apenas biografias, por este motivo), Miles resolve que já é grande o suficiente pra sair de casa e buscar seu "Grande Talvez" e vai morar: TCHAN TCHAN TCHAN TCHAN:

NUM COLÉGIO INTERNO!

Isso mesmo, o guri foi expandir seus horizontes num internato, mais especificamente, no Colégio Culver Creek, que também fora o Colégio de seu pai, aquele pai, cujo Miles tentava se desprender e seguir em frente em busca de uma história que só dependesse dele e de seu grande talvez.

Em  Culver Creek conhecemos Coronel, o cara mais legal, descolado, bolsista, nerd, e revoltado do livro, de longe o personagem mais fácil de digerir. É um cara legal, um ótimo amigo, logo enturma Miles apesar de ele não ser exatamente um amigo dos sonhos ou um cara pobre. Ainda assim Coronel ensina Miles seus truques de fumar com o chuveiro ligado para esconder a fumaça e apresenta Miles a sua mesa de centro, e assim o Coronel me conquistou, apesar de me encher a paciência com o fato de justificar que odiava qualquer pessoa rica COM A QUAL NÃO PUDESSE DORMIR de burro, idiota, ignorante e inferior intelectualmente, única e exclusivamente pela pessoa em questão, ser rica, o que eu classifico como no mínimo babaquice, afinal assim como nós não temos culpa de sermos pobre, eles também não deveriam ter de nascerem ricos certo?

Conhecemos também Takumi, que a princípio é apenas mais um personagem, mas, ao longo da história cresce incrivelmente bem.

E por fim – na verdade antes de Takumi-, conhecemos Alasca. Uma linda, doce, e feminista do século XXI, que por vários motivos, eu particularmente, não consegui identificar muita coisa boa em Alasca, ela com certeza nunca seria amiga dos meus filhos. Alasca era o centro das atenções, e não se esforçava pra chamar atenção, pois isso, ela já tinha aprendido a fazer naturalmente, porque ela precisava disso. Alasca não viveria sem atenção, é como a flor que precisa de palmas pra viver.

         É isso eu não consegui gostar muito de nenhum dos personagens. NENHUM, mas, curiosamente, eu amei o livro. Não gente, isso não e loucura, é absolutamente normal, não me identifiquei com eles, mas apreciei a história deles.

Ler um livro com a narrativa masculina, quando o narrador está na adolescência é no mínimo cansativo, mas, é muito bom, pra compreender o mundo masculino, como em “A Garota que eu quero”.

Quem é você Alasca, é uma ótima representação do que o passado faz com as pessoas, nós temos três escolhas quando precisamos lidar com o passado:

-Enfrenta-lo e derrota-lo com todas as forças e torna-lo nosso maior inimigo
-Aceita-lo e entender que o passado é apenas isso, o passado e que ele não deve influenciar nas nossas decisões durante toda a vida.
-Fingir que ele nunca aconteceu, mas, continuar errando por ter medo das consequências dos erros do passado nas nossas atitudes futuras

Alasca traça um desses caminhos, talvez seja apenas uma intitulação de caminhos boba pra você, mas, pra ela não era.
         
               Isso definia  que ela era, é e será para sempre.

Porque ler?
Não sei. Definitivamente não sei te dar um motivo para ler, mas, é muito importante que leia. Sim, a palavra é exatamente essa IMPORTANTE.

Minha frase do livro: Você ama a garota que faz você rir, que vê filmes pornográficos e bebe com você. Mas não a garota tristonha, mal-humorada, maluca.


PS: Se não pode amar a maluca, não a cative!



Quem é Você, Alasca?
O Primeiro Amigo, a Primeira Garota, as Últimas Palavras
Ano: 2013 / Páginas: 229
Editora: WMF Martins Fontes


4 comentários:

  1. ok vamos lá falar sobre Quem é você Alasca a principio quando não conhecia os livros do John Green, (a não ser a A culpa é das estrelas) , eu li este livro e na época julguei o melhor livro dele , embora não tenha gostado dos personagens , achei Miles um saco.
    Tem um trecho do livro q define muito bem a Alasca “Não sabia se podia confiar nela e já estava cansado de sua imprevisibilidade – fria num dia, meiga no outro; irresistivelmente sedutora num momento e insuportavelmente chata no outro.”
    Hj este não é o meu livro preferido do Green , mais sem duvida vale muito a pena ler Alasca é o tipo de personagem q te cativa e irrita ao mesmo tempo.

    Obs: Esperando a resenha sobre os 13 porquês , terei o prazer de comentar sobre este livro


    ResponderExcluir
  2. Mais um livro para a lista *-* O único livro do John que li foi "A Culpa é das Estrelas" então não posso falar de seus outros livros. Pela sua resenha "Quem é você, Alasca?" parece ser o livro em que o leitor ler e pede bis, daqueles que ao terminar caímos na cama, olhamos para o teto e pensamos "que livro foi esse?".

    ResponderExcluir
  3. Que livro foi esse? Já acabou? Ah que merda. Bem feito. Não mentira vem cá gente, vocês são lindos.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Meio assim

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro do John Green. Sei lá, nunca me interessaram a ponto de me fazer querer ler rsrsrsr talvez se um dia algum livro dele cair na minha mão, eu leia. ^_^

    ResponderExcluir