domingo, novembro 23

A Culpa NÃO é DAS ESTRELAS

Hello Everybody,


Hoje a gente vai começar o primeiro "especial" do blog LIVROS X FILMES



Para boa compreensão e discussão do post apresentado, é MUITO recomendável, que se tenha assistido ao filme e lido o livro.


Bom, acredito eu, que tenha escolhido um ótimo "versus" para ser o primeiro POR QUE CONTERÁ SPOILERS, acredito que muitos TODOS  ja assistiram ACEDE, POR ISSO NÃO TEREMOS UM "CONVERSANDO SOBRE LIVROS sobre tal obra DE ARTE."


O fato é: 



A gente escolhe um livro com todo carinho, se apaixona por cada detalhe do personagem, COMO OS OLHOS DO GUS e aí, algum estúdio  hollywoodiano decide pegar a história e transformar num filme.

MAS...
A impressão que dá é que eles pegam o livro e fazem algo parecido com isso:








 Eles "morfam" o livro, sem preocupação alguma. Mas, com "A culpa é das Estrelas, a "morfada" foi incrível.

TODO MUNDO SABE QUE O FILME NÃO É IGUAL AO LIVRO. TODO! MUNDO!

OK, VOCÊ ESTÁ CERTO! Mas...


Existem coisas que a princípio, me fizeram ficar irritada com essa adptação, mas, quando o filme começa, você simplesmente esquece o livro, esquece características físicas dos personagens e se identifica com aquilo que está assistindo. Como se fosse uma história que você gostaria de viver TIRANDO OS TUMORES, O CANCER, A QUÍMIO, O FALANXIFOR, DENTRE OUTROS.



         Cada sorriso do Gus e cada olhadela de soslaio da Hazel te fazem se apaixonar por eles. 

É uma história no mínimo linda e apesar de saber o final PORQUE VOCÊ LEU O LIVRO você começa a torcer por um final alternativo, começa a querer um "para sempre" porque eles merecem, mas, NÃO.



         

               "Depois de Marley e Eu", "Um Dia" e " O dossiê Pelicano" temos essa grata surpresa de A Culpa É Das Estrelas ser uma das adaptações: "ESSA VALE TÃO A PENA QUANTO LER O LIVRO" EU ACHO, ME JULGUEM


            A história contada pela Hazel Grace a deixa sempre em evidencia. É uma delícia enquanto menina sentir o que ela sentia TIRANDO O CANCER . 


MAS


Eu gostaria de uma versão, ainda que fosse um spin-off pequenininho, ou um curta de cinco minutinhos explicando:

Como o Gus se sentia vivendo aquela história de amor
Como ele se sentia em relação a Hazel desde o primeiro momento que a viu PORQUE ISSO TEM NO LIVRO MAS NÃO TEM NO FILME
Como as semelhanças dela com a Caroline o afetaram
Como ele pensou em dar o desejo junto aos gênios, pra Hazel
Aliás, como ele começou a se apaixonar por ela 
Como foi que pensou em receber uma resposta do Peter Van Hauten
E óbvio, como ele se sentiu ao "conhecê-lo"
Como foi a primeira vez deles dois. 


Enfim, TUDO ISSO. Porque no fim das contas, o livro não conta a história dela, conta a história do amor deles e da vida dela sem ele e o Gus só morre coitado.



Ai, chegamos aos pontos baixos do filme:



 Hazel não soube da outra namorada e muito menos teve aquele acesso de fúria com as pessoas postando coisas "bonitinhas" pro Gus, depois que ele morreu.



ISSO ME CHATEOU DEMAIS!



Com isso, concluo que o filme conta a história "DA HISTÓRIA DE AMOR" vivida por Hazel e Gus, a maioria das coisas que destoam diretamente desse propósito, "ficou de fora". O que me deixou meio sem chão em alguns momentos, mas, em nada tirou a qualidade do filme e seus méritos por ter conquistado tantos fãs,  ACEDE é um filme que pode ser visto várias vezes com pessoas diferentes, pelo prazer de compartilhar aquele amor e felicidade com alguém ,assim como os já citados "Marley e Eu" e "Um Dia".



Boa direção, química incrível dos atores (Shai e Ansel), John Green por dentro de tudo pra não sair cagado, e até um boa fotografia.



A UNICA COISA QUE AINDA NAÕ ENTENDI NA HISTÓRIA É O BEIJO NO QUARTO DA POBRE JUDIA E MORTA ANNE FRANK, MAS OKAY!


Com isso, o nosso primeiro Livro X Filmes é a primeira postagem do Blog a conseguir a estrela rosa




7 comentários:

  1. Olha, finalmente um livro/filme que eu conheço bem.
    Acho que a maior qualidade de ACEDES é a história ser totalmente diferente do que andamos vendo ultimamente. Afinal n é todo dia que vemos um filme de romance entre um cara sem uma perna e uma garota com Câncer (desculpe aos outros mas contei mesmo). Eu gostei e tenho o filme.
    ótimo texto!

    ResponderExcluir
  2. Cara, ainda acho que o nome devia ser: A Culpa é do tumor! Sem Mais

    ResponderExcluir
  3. Para começar esse tipo de leitura não me agrada muito, prefiro ler algo que fuja do normal, que não tenha meros humanos, mas li A Culpa é das Estrelas e gostei do livro, não está entre os melhores que li mas é um livro que vale a pena ser lido. Hoje em dia os filmes são mal baseados em suas obras mas o filme discutido no post conseguiu ser bem fiel ao livro, um dos mais fieis que já vi. A história é muito bonita e emocionante.

    Sobre sua resenha/crítica, eu gostei, mostrou de uma forma simples a sua opinião.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei super satisfeita tanto com o livro como o filme, e também senti falta do acesso de fúria da Hazel com as mensagens do povo que nem conhecia o Gus..

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei da culpa das estrelas em si, mas não chorei como todo mundo rs

    ResponderExcluir
  6. Falaram tanto sobre este livro/filme, que passou a ser entediante para mim '-', quando eu o li ano passado , achei o livro bom nada de extraordinário, embora a historia de amor dos dois seja linda não foi algo q me comoveu, me arrancou lágrimas e muito menos q me fizesse parar para refletir depois ,honestamente acho um exagero total dizer q o livro/filme é perfeito etc (minha opinião). Na verdade os livro do Green não me agradam muito. Mas isso não vem ao caso.
    Gus é um amor (confesso q assim como vc torcia para q eles mudassem o final do filme), o q não aconteceu :( , achei o filme fiel dentro do possível , eles adaptaram da melhor forma , deixaram de lado algumas coisa mas no geral o resultado foi bom .

    Desculpe pelo texto rsrs

    ResponderExcluir
  7. adorei o post :))
    by leiturasechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir