terça-feira, julho 19

A Lista Negra

Textão de Desabafo!

 
 
 
LIVRO LIDO EM  JUNHO/2016
 
Oi sociedade tudo bom com vocês?
Sim, inicio esse post com aquele velho apelo, segue o blog em nome de jesus, amém.
 
Ano: 2012 - Páginas: 272 - Autor: Jennifer Brown Editora: Gutenberg 
 
  


Acabo de ler a lista negra e sou só choro.
 
 Pelo amor de Deus Valerie amiga, que vida desgraçada, que namorado horrível,  que pai de merda.  Maaaas, Como sempre,  tuuudo fica para a mãe segurar,  para mãe sustentar e olha queria aproveitar apra dizer que:  mãe também é gente,  mas parece que ninguém nunca lembra disso.  
 Eu não tenho condições, nem agora, nem nunca, de fazer uma resenha desse livro. Assim como não tive de escrever e algo sobre amor amargo, então a sinopse vai estar aqui, seguida das minhas impressões .
Primeiramente eu quero parabenizar a autora que escreveu um livro sem medo.  Sem medo do que falariam do seu tema, sem medo do que falariam da sua personagem porque não é todo mundo que entende um personagem tão completo e vazio de si ao mesmo tempo como Valerie e quero agradecer por não ter romantizado a dor, a perda, a morte, a vida, E PRINCIPALMENTE o futuro.  Esse livro me deu muito mais do que eu podia esperar, ver que Valerie descobriu quem era enfrentando os familiares das vítimas e não em um consultório psiquiátrico, ver que Valerie não usou seu papel de vitima para esfregar na cara de Jessica o que aconteceu com Troy na festa mesmo tento esse direito, ver que Valerie aguentou tudo o que pode e só depois dos 120% ter estourado com sua família, ver que ela percebeu que não existem pessoas 100% boas ou más,  nem nós mesmos,  me deixou muito feliz.  A lista negra e um livro diferente, é um livro real, é um livro que não tenta ser mais, ser bonito, ser cool. Ele apenas é um livro e isso basta.
 
Dos aspectos da história eu tô com Val o tempo todo, entendo todo o processo dela e fico feliz pela autora ter dado o tempo certo para a personagem se recuperar sem fazer nenhuma passagem de 3 meses depois.
 
Nicholas, ah Nicholas, só precisava de ajuda, de amor, de entender o coração de Deus, de calmaria. Mas, quando você sofre o que ele sofreu, você prefere achar que o mundo tá contra você, sei disso, porque já passei por isso.  É tão mais fácil escolher uma única pessoa, segurar a mão dela e decidir: "Nós dois contra o mundo" do que tentar compreender a dinâmica social na qual você está inserido. Não o culpo, culpa a família desestruturada. Família que da Bad é  sempre uma bosta. Por falar em família, o que falar do pai de Valerie e da melhor amiga dela?  Acredito que a maior dificuldade de passar por algo, não está em passar sozinha. Está em passar sem as pessoas que você mais contava que passariam com você. Família falida, pais separando, puberdade do irmão atacando a gente entende, o que a gente não entende é um pai que nos culpa por existir. Amiga falsa a gente entende, todo mundo tem. Mas, uma amiga da vida que simplesmente tem vergonha da gente por causa do que vão falar dela na escola, é incompreensível. Acho que dos pontos que são válidos a destacar. Todos estão aqui, Valerie sofreu, e eu sofri, Valerie se revoltou e eu fui junto com ela.  Valerie sentiu e eu senti ainda mais, no fim eu por algum momento pensei, e se ela tivesse ficado com o menino popular, tivesse ficado popular e entendesse que não era tão mal e tivéssemos um final romântico e feliz, tudo estaria bem para ela, afinal, ela já tinha sofrido tanto. Não é mesmo?
 
NÃO,  NÃO É!

Valerie talvez seja a minha personagem literária favorita. Talvez seja a que eu mais amei e admirei, ela viveu tudo, passou por tudo, suportou tudo, superou seus medos, superou sua casa, superou seus pais, superou seu "Eu miss negatividade" e saiu, bateu a porta, foi se encontrar.  
Quando Valerie diz que ia usar o tempo dela para se recuperar ao invés de ir para a faculdade, eu logo pensei: Mochilão, viagem, nada de ficar em casa, sai, essa casa não te fez bem e não é que ela me ouviu? 
Eu sei sociedade esse deve ser o meu pior post da vida, mas, eu não podia deixar de fazer.
Eu amo ser leitora, eu amei o livro, um Mega abraço apertado em vocês ♥

 



17 comentários:

  1. Olá
    eu já conheço a escrita da autora porque li Amor amargo, outro título seu e adorei. Mas tenho muita vontade de conferir esse enredo, ainda mais porque só leio comentários positivos a respeito. E sua resenha não é diferente, o que por sinal, esta ótima, foi a que eu mais senti comoção e envolvimento com os personagens. E me deixou ainda mais motivada para querer conhecer esse cenário.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Tay quanta explosão de sentimentos nessa resenha uau, estou doida para ler esse livro e tentar adentrar nesse universo dos protagonistas, entender as atitudes e consequências dos atos. Pelo visto a autora acertou na escrita prendendo a atenção do leitor. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Que resenha tão pessoal! Adoro quando um livro nos pega assim e não temos sequer condições de filtrar o que vamos falar. Adorei conhecer mais Valerie e algumas situações e desde já sei que preciso ler o mais rápido possível.
    Adorei a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Gente, o começo da sua resenha me deixou bem aflita... rs Realmente, terminar a leitura deste livro e partir para uma resenha é um desafio colossal, mas ainda assim, você se saiu bem. Li este livro em 2013 e foi uma ótima leitura para mim, e suas considerações me deixaram com saudade da trama, por mais tensa e triste que ela tenha sido. Adorei!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, realmente A lista Negra é uma obra que não é nada fácil de se fazer uma resenha. É difícil colocar em palavras toda a temática e todas as emoções que a autora nos leva a sentir através das páginas. Quando eu li esse livro também me senti da mesma forma que você, entrou para os livros que eu acredito que TODOS deveriam ler. Mesmo com a temática difícil e tensa de ser retratada você conseguiu passar o essencial e o mais importante em sua resenha: a sensação que o leitor sente durante sua leitura e a importância da temática que a autora retrata sem medo! Parabéns!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  6. Hey Thayna, tudo bom? Eu quero MUITO ler esse livro, pois só ouço e leio comentários super positivos a respeito, e o assunto que a autora aborda nesse enredo me deixa muito curiosa, principalmente por me lembrar o filme Precisamos Falar Sobre o Kevin. Gostei muito do seu post mais dinâmico.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Faz tempo que esse livro está na minha lista de desejados, mas até hoje não encontrei ele por um preço bacana para adquiri-lo. Esse livro se trata de um tema muito importante, o bullying e eu adoro quando os autores trazem esses temas à tona pois eles podem acabar proporcionando o leitor muitas reflexões que podem gerar resultado. Fico feliz em ver que você amou o livro e em saber que uma das personagens conseguiu superar os traumas vividos na trama, no lugar dela eu também deixaria a faculdade de lado um pouco. Ao ver que você ficou toda animada na resenha só acabou aumentando minha vontade de adquirir o livro.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Eu também adorei este livro! Foi o primeiro que eu li da autora, mas já foi o suficiente para eu me apaixonar por suas histórias. De início eu não sabia do que "A lista negra" se tratava, o li sem expectativa ou conhecimento algum da história, e fui completamente surpreendida. Deve ter sido um dos livros mais tensos e pesados que eu já li na vida, e um dos que mais mexeram comigo. Fico feliz em saber que o livro também teve um efeito grande em você :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu adoro quando a blogueira trás tantas emoções a resenha quanto você trouxe agora, porque parece sincero demais sabe, real de mais os sentimentos, e me faz querer largar tudo para ler esse livro.
    Espero um dia ter oportunidade de ler, e sei que, vou chorar igual você chorou hahahah

    ResponderExcluir
  10. Olá Tay,
    Da autora li apenas Amor Amargo mas, infelizmente, a leitura não me marcou tanto. Eu tentei ler A Lista Negra, mas não consegui dar prosseguimento, a leitura não me agradou e foi se arrastando. Por esse motivo, larguei a leitura por um tempo.
    Acho que consigo entender o quanto essa história te marcou e porque você não consegue falar sobre ela, apesar de suas impressões terem ficado incríveis. A personagem parece ter passado por muita coisa e, por esse motivo, entendo como ela está na sua lista de favoritos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu tenho os dois livros da autora aqui em casa para ler, porém como estou lotada com minhas leituras, imagino que vou demorar um pouco para chegar neles.
    Sempre vi muitas resenhas desse livros, e a grande maioria positivas. Mas essa é a primeira que realmente me deu vontade de largar minha leitura atual e pegar "A Lista Negra" para ler agora.
    Adoro livros que trazem temas mais pesados e com personagens - no começo - mais fragilizadas, mas que no final se recuperam. Um livro que eu gostei demais e não sei se você já leu é "Um Caso Perdido". Tornou um dos meus preferidos e puxa muito para esse lado também.
    Adorei sua resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Tenho esse livro, comprei recentemente inclusive, mas ainda não li! Amei sua resenha e sei que não errei na minha compra. Comprei pq li muitos comentários excelentes sobre o livro e sua resenha confirmou isso! Espero poder ler em breve! Bj

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Sempre que leio uma resenha desse livro fico cheia de vontade de o ler, pois são sempre, todas elas, recheadas de elogios. Não tinha percebido que esse livro é da mesma autora de Amor Amargo, outro livro que estou louca para ler por conta dos elogios que leio. Sua resenha não foi diferente, é perceptível quanto você gostou da trama e dos personagens e isso me motiva a, finalmente, adquirir ao menos um dos livros da autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, fiquei bem curiosa pra ler principalmente por você ter dito que a Valerie é completa e vazia de si... altamente complexo isso. Deu para perceber mesmo o quanto a leitura te envolveu, o quanto conseguiu sentir tudo o que a protagonista sentia. Parece ser uma história imperdível, e gostei do fato da autora não ter tentado romantizar nada. Espero conseguir conhecer logo o enredo.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Tayana, tudo bem?
    Eu tenho vontade de ler esse livro desde que vi pela primeira vez, ainda mais que é sempre muito bem elogiado e gosto de livros que trazem uma história mais forte. Acredito que seria uma boa eu ler ele esse ano ainda, quero me emocionar assim como você!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Tay!
    Menina, esse livro está na minha lista a muito tempo, mas nunca compro. Sei que é um livro bem pesado e triste, e as vezes eu corro disso. Apesar de ser uma história forte que deve ser lida e digerida. São muitos elogios a história e a autora, e eu espero ler esse livro ainda esse ano rs' posso senti pela resenha o quanto esse livro mexeu com você e espero que eu fiquei assim também.

    Beijos
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Eu já conhecia o livro e tenho muita vontade de ler, mas não imaginava que a história fosse tão marcante assim... É ótimo quando conseguimos sentir tanta empatia por uma personagem, mesmo que seja para sofrer junto com ela.
    Beijos!

    ResponderExcluir