quarta-feira, dezembro 9

A bandeja - O Despertar



Booooa tarde Sociedade, 
Que saudade de fazer conversando sobre livros para vocês. Eu tenho lido muito, mesmo, nas últimas 2 semanas li 6 livros, mas, a minha "resenhatividade", tá um horror.

Porém, o ultimo livro que li foi tão amor da vida, que as ideias estão fluindo em mim, borbulhando de necessidade para que vocês leiam esta obra maravilhosa. Eu preciso que vocês saibam que eu vivi Angelina, eu fui Angelina, eu provei do buque dos lábios de Rico, eu chorei com Angelina, eu vi o mundo como Angelina, vi a minha vida como Angelina, conheci Dante através de Angelina e chorei muito pelo fim de A bandeja, como só havia chorado antes ao fim de ACEDE, a escrita é maravilhosa e a história me marcou muito eternamente. 
E antes que vocês chamem o sanatório para mim, eu sei que a história é ficção, okay?  hahahahaha




Livro: A bandeja
Autor: Lycia Barros
Páginas: 240
Editora: Arqueiro

A bandeja é um romance cristão que trata de relacionamento com Deus, de amor, de princípios, de prioridades, e é claro, de Pecado.  

Em cada uma das capas deste livro, temos uma frase que pode despertar o interesse dos leitores de todas as idades e religiões:
1e2ª Edição: "Qual é o pecado que te seduz?"
3ª Edição: "Para vencer uma tentação, às vezes é preciso se entregar a ela"

E é que assim conhecemos Angelina, uma garota de Petrópolis, que aos 18 anos entrou para uma faculdade Federal no RJ e precisou se mudar para uma republica. Angelina era a típica menina bobinha do interior com um casal de irmãos como melhores amigos, Angelina não vi rumo para ela no que tangia a amizades, já que além dela estar mudando de cidade Dante e Natasha  estavam deixando o pais.

Logo ao chegar na faculdade Angel se decepciona, primeiramente com a instituição que está praticamente caindo aos pedaços, logo depois, com o professor que falta logo na primeira aula do primeiro dia e mais a frente se decepciona com o banheiro sem papel. 

Sem esquecer de mencionar que para Angelina, uma menina criada com princípios cristãos, dividir o quarto com uma colega libertina e maconheira, não era legal. 

Mas tudo isso se anula quando Angelina conhece Alderico EU SEI, O NOME É NO MINIMO PATÉTICO, nome que entenderemos ao longo do livro, mas, que todos chamam de Rico, lindo, charmoso, tem o sorriso mais lindo da história dos sorrisos lindo, enfim, um deus da beleza.

A atração de Angelina e Alderico é inegável e como tempo a relação dos dois se torna inevitável. 

Mas, quando estava com Rico, Angelina esquecia quem era, esquecia os princípios da sua família, esqueci que amava um Deus, aliás, não.

Angelina se deu conta que não, não amava um Deus, tinha sido ensinada a seguir as regras dEle, mas não tinha intimidade com Ele, não se sentia incomodada por Ele quando estava, segundo seus ensinamento, pecando e foi assim que a nossa protagonista se afastou de tudo o que conhecia para seguir um amor imenso.

Alderico era o professor sensação sempre, e já tinha conhecido outras alunas, mas, nenhuma mexeu com ele como Angelina mexeu, nenhuma o fez se apaixonar como Angelina fez e para ele isso tinha um valor imenso, mas, talvez, não tanto valor quanto seu maior ponto fraco.

Ainda assim, os dois mantiveram um namoro que já não era às escondidas, faziam tudo junto, todo o tempo, para "ganhar tempo" juntos, Alderico passou para Angelina as perguntas de todas as provas para ela estudar exatamente o necessário e ficar mais tempo com ele e menos estudando. O amor deles era paixão, e era palpável, o amor era fogueira, era forte, era intenso, era total entrega e dependência. 

Quando as ferias de julho chegaram e eles precisaram se separar, Alderico para visitar os pais na Europa e Angelina para voltar a Petrópolis.


Algo acontece com Rico durante a vigem que ele simplesmente ficou incomunicável e Angelina ia definhando de amor, ao mesmo passo que tinha um sonho muito real e muito claro, sonho esse que tinha continuidade, todos os dias que sonhava, estava no mesmo lugar, com as mesmas pessoas e algo diferente acontecia, Angelina começou a ter esses sonhos no RJ mas só se preocupou com ele nas férias, quando estava longe de sua paixão Alderico.



Como eu disse, algo acontece na viagem de Alderico, algo muda todo o curso da história, de alguma maneira, aquela viagem dos dois tinha muda tudo em Angelina, tinha levado-a a conhecer a Deus, a querer intimidade e amizade com o seu Senhor e principalmente a desistir da idolatria que ela tinha por Alderico. O Retorno ao RJ não foi fácil, Alderico decepcionou Angelina imensamente, e a história dos dois nunca mais seria a mesma.


Eu não posso falar mais, se não vou dar um Spoiler imenso do livro, mas atente-se aos seguintes pontos:

- Angelina enxerga que a vida não é apenas Alderico

- Alderico enxerga que a vida é apenas Angelina

-Angelina não tinha ninguém para conversar, então numa tentativa desesperada, mas, um e-mail contando toda a sua relação pecaminosa e precipitada com Alderico para a melhor amiga, e este e-mail muda completamente o rumo dos acontecimentos 
-Dante volta para casa antes da irmã e nós conheceremos alguém que ajuda Angelina a viver a vontade do Senhor.
- No fim do livro, nós entendemos o significado dos sonhos de Angelina e eles nos surpreendem imensamente.

(...)Sei que não sou dada a quotes, mas, deixo um para vocês— Eu também te amo, Rico, amo o que você fez por mim, você foi o instrumento que Deus usou para me transformar no que sou hoje. Mesmo sem saber, você foi uma benção. Amo o jeito que você mudou por mim, mas sei que o maior beneficiado foi você mesmo e fico feliz por isso. Já te perdoei há muito tempo e posso dizer que amo você. (...)



E não adianta, não dá para falar desse livro sem dar Spoiler.



Alderico e Angelina me inspiraram muito, como pessoa, como cristã, na vida, na fé.

Eu amei esse livro como nunca amei um romance antes, e eu indico ele mil vezes se necessário.



Estrela cor de rosa para eles, para sempre!


15 comentários:

  1. Oi Tay!
    Que bom que você gostou do livro. Eu amei esse livro, confesso que assim que comecei a ler achei a Angelina um pouco patética com essa idolatria com o Rico mas depois que fui me envolvendo na história e sentindo os medos e aflições de Angelina eu pude perceber o quão ingênua ela era. Assim como você eu sofri com a Angelina, e várias vezes me via chorando de tão intenso que era a leitura, várias vezes eu parava a leitura e orava a Deus. Foi um livro tão lindo e tão renovador, que quando finalizei a leitura me senti leve e aprendi muitas coisas. Lycia Barros me conquistou fácil com esse livro. E nem preciso dizer que preciso das continuações. rsrs...

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mano, eu agradeço a Deus pela sua vida. Esse livro me restaurou de tantas formas... principalmente com a questão de se culpar a vida inteira por coisas imutáveis, as quais o Senhor já nos perdoou.
    Vamos ao livro: No começo eu a moralista hahaha estava odiando Angelina, querendo socar a cara dela, mas, me rendi ao Rico, totalmente.
    E cara, quando eu terminei o livro eu só consegui perdir pra Deus restaurar meu discernimento, porque por mais que eu soubesse que ela deveria fazer você sabe qual escolha, passava um filme na minha cabeça.
    O aniversário dele, o dela, a foto, o escandalo no meio da rua, cara, eu amo esses dois tudo.
    Mas é disso que o evangelho é feito no fim das contas RENUNCIA, mas eu demorei pra entender, por mais que tbm gostasse muito de você sabe quem, hahahaha.
    JÁ PEDI DE NATAL A CONTINUAÇÃO COM O RICO E DEPOIS LEREI A DO DANTE

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Livro que mexe com religião não faz meu gosto. Acho que o grande mal do mundo é a religião. Essa história de fazer tudo em nome de Deus não passa de fanatismo (minha opinião). Logo, não leria esse livro. Porém, fico feliz ao ver que você se identificou e amou a história. Sequer sabia que tinha continuação, então espero que você ganhe o próximo volume de presente e traga a resenha para nós!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse livro de uma forma inexplicável. Ele é curto, cristão, sincero, fofo e o melhor::::: brasileiro. Só isso me ganhou muito!!!! Enfim, resenha ótima <3

    www.martinhabarreto.com

    ResponderExcluir
  5. Oi! Adorei sua resenha, e pelo que vi você se apaixonou realmente pelo livro e os personagens, heheheh (melhor tratar isso kkkk). Realmente pela sua resenha me interessei pelo tema, mesmo não sendo muito ligada livros que fale muito em religião, mas leria com certeza pra conhecer este Rico.

    Bjim e até mais...
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Esse livro é mesmo muito fofo, adoro a maneira como a Lycia Barros fala de religião sem ser piegas ou doutrinária. Eu gostei muito e quero ler o segundo da série.
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  7. Olá linda,

    Como eu era cristã protestante já tinha lido muitos livros sobre remissão após queda por tentação.
    A premissa é linda, mas já sei praticamente qual é o final.

    Não leio mais livros de meio cristão porque quis me afastar das doutrinas e afins. Isso me causou durante anos e lições sobre amor, força, coragem existem aos montes e nem precisam ser vinculados à uma religião, mas a autora é maravilhosa escrevendo porque se desvincula de dogmas e falar de caráter e amor.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Tayana, já li dois livros da Lycia e sempre fico um pouco dividida sobre eles. Uma parte gosta muito e outra fica meio incomodada. Sei que fé faz muita coisa, mas algumas parecem forçadas.
    Ainda quero ler mais livros dela e esse parece ser muito bom.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Oi Tay,
    O livro te inspirou mesmo, porque a resenha ficou ótima.
    Querendo muito ler esse livro.
    Gostei muito da escrita da autora em um livro que li dela esses tempos e só ouço elogios para A Bandeja.
    Ele é cristão e por muito tempo fui religiosa e sentia falta de livros com temas assim.
    Fiquei super curiosa após ler suas considerações finais e certamente vai para a lista de desejados.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  10. oiii
    Eu não leio livro cristão! Mas que bom que você gostou!
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oie
    O livro mexeu mesmo com você, não é? A resenha está muito lindinha!!
    Ainda não li nada da Lycia e sinceramente não sei o que esperar dos livros dela, seria uma experiência totalmente nova!! Tomara que essa experiência seja positiva!
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu já vi a capa desse livro várias vezes e não imaginava que se trata de uma história cristã. Parece que o livro te deixou uma sensação muito boa e é maravilhoso quando encontramos livros assim.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ei Tay, tudo bem?
    Gostei muito da resenha, deu para ver se você sentiu cada parte do livro, adoro quando isso acontece. Mas eu não o leria, não é uma história que me cativa, e principalmente, não gosto de livros que falam sobre religião, Deus, etc.. Tenho certeza de que muitas pessoas vão gostar e se emocionar.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  14. Uau... Adoro ler resenhas empolgadas de um livro.
    Quando esse foi lançado pela Arqueiro eu não fiquei muito curiosa não, mas quando O que eu quero para mim da Lycia saiu, eu solicitei e adorei a escrita da autora. Ler uma resenha que super indica o livro me faz querer conhecer também essa história. Entrou para a lista!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oii!!

    Eu nunca li nenhum livro cristão assim sabe? Mas eu acho super legal e empolgante que tenham obras que tratem bem desse assunto. Acho que é uma forma de ensinar um pouco da religião sem ser massante.
    Sua resenha está super empolgante! Adorei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir