Acho que já não é segredo pra ninguém daqui o quanto eu amo releituras de contos de fada né Sociedade ?
Então vamos a um comparativo, de um lado temos uma história tradicional:
"A história dos três porquinhos", J. Maçons publicado em 1843.
Essa história é um pouco diferente da que conhecemos.
Nesta história os 3 porquinhos são filhos de uma velha porca, que como não tinha o bastante pros 4, mandou um de cada vez embora.
O primeiro, fez a casa de palha e o lobo conseguiu comê-lo, o segundo fez a casa de tojo ( ) e o lobo conseguiu derruba-la e comê-lo e por ultimo temos o porquinho da casinha de tijolos, que muito me intrigou. O lobo foi até a sua casa, soprou e o porquinho sobreviveu como todos já sabemos, porém, nesta história, o lobo não desistiu, ele continuou tentando, convidava o porquinho pra passear com ele, comer nabos, maçãs, ir à festivais, a ponto de acharmos que o lobo realmente queria apenas a amizade do porquinho, num passo que o porco trapaceia, e o lobo perde a paciência, e decide comer também o último porquinho. Que prepara o colorirão no fim da chaminé e acaba cozinhando o lobo.
Agora, pra saber:
- se o lobo morre cozido
- se o porquinho consegue resgatar os dois irmãos da barriga do lobo
- se o porquinho come o lobo cozido
- se a porca mãe se vinga do lobo
Vocês vão ter de ler, hahaha.
Dai, temos uma releitura incrível chamado "Os três lobinhos", a história remonta um cenário arcaico
onde os lobos dominavam o mundo, impunham sua superioridade à sociedade não importava o que fosse necessário comer ou matar.
Essa vida terrena era completamente desregrada, já que nenhum outro ser vivo poderia se posicionar contra as decisões "lobisticas".
Até que em uma bela manhã de sol, os deuses, que era à quem os lobos se reportavam, declararam que os lobos estavam destruindo toda a criação, e que a partir daquele dia, não poderiam mais comer porcos e seres humanos, sendo assim, os lobos começaram a viver reclusos da sociedade, muitos desceram da sua glória e majestade e foram viver com humanos como cães de estimação, já outros definharam até a morte, apenas uns poucos se conservaram em suas origens, destes, três são os lobos mais conhecidos da história dos lobos, eles decidiram que não viveriam mais às margens e iriam fazer o que quisessem novamente, pois os humanos estavam afetando o planeta muito mais Que os lobos um dia ousaram afetar.
O primeiro lobo decidiu comer um humano, mas, foi com muita sede ao pote e engoliu uma menininha inteira, morreu quando outro humano abriu sua barriga para resgata-lá.
O segundo lobo, decidiu comer um porco, mas, o olho falou mais alto que a fome e este acabou cozido, na tentativa de comer 3 porquinhos.
Você pode pensar que o último lobo desistiu, jogou a toalha e correu, eu também pensei, e eu não o condenaria por isso, mas, a verdade é que ele simplesmente se sentiu muito mais motivado pela norte dos seus irmãos, se existe algo que o fez focar em sua missão, esse algo está no sangue inocente de deus irmão derramado por humanos e porcos, e o terceiro lobinho foi pra cidade em busca de cumprir sua missão, achar sua presa.
- se ele achou uma boa presa
-se conseguiu finalmente comê-la
-se foi punido ou não pelos deuses
Ah isso vocês também vão precisar ler pra discutir aqui comigo nos comentários.
Link Amazon - Os três porquinhos
Link Amazon - Os três lobinhos
Sociedade eu amei gastar meia hora pra ler esses livros e aprender tanto como aprendi com o final de os três lobinhos.
O ideal seria fazer o mesmo, ler os dois, pra poder sentir a realidade de cada um "ao mesmo tempo", ou quem sabe, até ler 3, ler também antes de tudo uma versão bem infantil, com porcos bem bonzinhos e lobos bem malvados.
Então é isso Sociedade vamos deixar brilhar:
Acredita que nunca li nenhum conto de fadas :O
ResponderExcluirChocada comigo mesma...
Só lembro de ver em filmes ou desenhos ou até mesmo alguém contar pra mim.
Queria sentar e ler a original e então procurar as releituras.
Essas que você mencionou parecem incríveis.
Fiquei com vontade de ler Os Três Lobinhos, parece bem mais que só uma releitura.
Abraço e Bons Livros,
Biblioteca do Coração❤
Olá!
ResponderExcluirNossa eu achei bem intrigante a primeira edição -1843- eu realmente não sabia desse versão.
Gostei do post. Parabéns, abraços!
livrosesugestoes.blogspot.com
Os três Lobinhos nunca ouvi falar! Mas agora quero ler.
ResponderExcluirBeijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Olá
ResponderExcluirLer os contos de fadas eu acho que nunca li,conheço a maioria das estórias de ouvir falar,mas a releitura desse conto parece ser bem interessante,dica anotada.
Bjss
Oii
ResponderExcluirConfesso pra vc que nunca li contos de fadas.... vergonha né?
Adorei o post e assim como vc adoro releituras, por isso me interessei bastante pelo Três Lobinhos hahah
beijos
Mayara
Livros & Tal
Oi Tay..
ResponderExcluirAdorei os dois livrinhos, são clássicos que quando ganham essas releituras ficam melhores ainda, esses autores são bem criativos e fiquei muito curiosa pelos dois livros e como esses lobos e porquinhos iram terminar.
Beijos!
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//
Eu já tenho ele baixado, mas nunca li.
ResponderExcluirAdoro releituras e algo me diz que também vou amar essa.
Fiquei ainda mais ansiosa para ler.
Lisossomos
Oi Tayana!
ResponderExcluirAhhh, eu também gosto muito de releituras de contos de fadas, tenho v´rias na estante e não consigo enjoar. Não li nenhum dos dois livros/contos, mas meu noivo tem o livro do Fabio Yabu, leu e gostou muito! Ele sempre me fala que eu tenho que ler, que vou curtir a história... mas até agora não deu tempo ainda.
Beijos
Coisas de Meninas
Oi, Tay. Tudo bem ?
ResponderExcluirReleituras de contos de fadas são uma das melhores coisas que inventaram! Eu ainda não li os que você citou, a não ser a versão original, mas fiquei intrigada com a história, pois parece ser bem interessante de ler. Fico feliz que tenha gostado das leituras ^.^
Fernanda Oliveira | Meraki
Oi, tudo bem?!
ResponderExcluirEu amei a releitura do Fabio. Gostei muito do livro todo e os três lobinhos é muito legal, gostei mesmo. Também amo releituras de contos de fada, podia ter um mundo cheio delas!!
Beijos
LuMartinho | Face
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirNão sou muito de contos de fadas, mas acho bacana esse tipo de livro porque é um gênero repleto de fãs. Gostei da capa dos Três Lobinhos.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oi Tay, tudo bem?
ResponderExcluirComo você, amo as releituras dos contos de fadas, mas amo ainda mais as histórias originais, bem sangrentas e diferente das que conhecemos. Já li as duas histórias citadas e adorei você ter relacionado uma com a outra. Ficou bem legal mesmo.
Beijos, Gabi
Reino da Loucura